Investimento que você pode confiar

Compartilhe o post:

O Banco Central decidiu, na reunião de maio do Copom (Comitê de Política Econômica) aumentar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, elevando para 8,00%. A decisão unânime do Comitê demonstrou sua autonomia para controlar a inflação assim, fortalecendo a instituição e recuperando, pelo menos em parte, a confiança do mercado.

Falando em confiança, acho que é um tema bem atual, já que anda em baixa aqui no Brasil. Definir confiança é difícil, mas gostei da do Guimarães Rosa que o Carlos Alberto Sardenberg citou na sua coluna do jornal O Globo (30/05/2013) “Confiança, o senhor sabe, não se tira das coisas feitas ou perfeitas: ela rodeia, é o quente da pessoa”.

Em finanças, confiança é a base para qualquer movimento de dinheiro. Talvez seja por isso que tantos brasileiros ainda preferem a poupança. Sabem que é garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o novo limite de R$ 250 mil, além do que ela sobreviveu a diversas crises.

Apesar da poupança ter a confiança da população e ser líquida, ou seja, disponível para resgate imediato, ela tem uma rentabilidade muito aquém da desejada. Em termos reais, ultimamente, nem consegue superar a inflação. Segurança, liquidez e comodidade, características mais valiosas para quem ainda dá crédito à poupança, também estão presentes em outras opções de investimentos.

Com a globalização, o advento da internet e o surgimento de novas tecnologias, o mercado se modificou. Novos ativos para investimento estão disponíveis, as correlações foram alteradas e a diversificação se faz cada vez mais mandatória para se alcançar boa rentabilidade, não só quanto ao tipo de aplicação, mas às instituições também.

Uma das opções de diversificação que tem ganhado força nos últimos anos são os fundos de investimento. Existem diversos tipos de fundos, para todos os perfis de investidores, dos mais conservadores aos mais arrojados.

E por que, então, o número de investidores em fundos ainda é pequeno no Brasil? Por que ainda não existe uma relação de confiança com este produto, sobretudo os fundos de gestores independentes, aqueles não ligados aos grandes bancos? A falta de conhecimento parece ser um grande obstáculo. Ainda há muitos que acham que só quem tem muito dinheiro pode investir em fundos e outros atribuem ao risco de perder, a falta de confiança nesta modalidade de investimentos.

Na ÓRAMA trabalhamos somente com os melhores Fundos. Neles creditamos nossa confiança, pois nosso processo de seleção é rigoroso. Distribuímos somente Fundos com excelente e consistente histórico de rentabilidade e controle de risco. Ainda conhecemos bem os profissionais que compõem a equipe de gestão e acompanhamos seu trabalho. Visite a página dos gestores.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *