Mercado futuro: o que é e como funciona

Compartilhe o post:

Você sabe o que é o Mercado Futuro? Nosso parceiro Augusto Maurício, da Euroinvest, escreveu uma série de quatro textos para ajudar você a entender melhor esse tipo de investimento. Confira o primeiro a seguir:

Novos investidores aparecem a cada dia no mercado financeiro, principalmente em épocas em que a Bolsa de Valores Oficial do Brasil (B3) está em alta

Para aqueles com perfil arrojado, e em busca de altos percentuais diários de lucro, o mercado de futuros é o tipo de investimento ideal!  Mas, naturalmente, é preciso conhecer a fundo esta modalidade.

Ficou interessado? Entenda neste conteúdo tudo que precisa saber para entender o Mercado Futuro e iniciar nesta modalidade de trade.

  • O que é o mercado futuro?

O mercado futuro (BM&F) da B3 é um ambiente em que são comercializados contratos com prazo certo de vencimento em uma data futura. Durante esse período os contratos sofrem oscilações, principalmente em razão da oferta e demanda, o que pode resultar em ganhos ou prejuízos para os investidores.

Por exemplo, ao comprar um mini contrato de dólar em uma cotação de 4,248, com vencimento para setembro de 2020, e, no mesmo dia, o ativo sofre uma valorização para 4,311, esta diferença de ganho será creditada na sua conta dentro da corretora. Essa variação representaria um lucro em torno de R$ 630,00.

  • Como funciona o mercado futuro na prática?

A ideia de negociação é bastante simples. Se você comprar um contrato futuro em uma determinada cotação e o ativo valorizar, esta diferença é creditada na sua conta dentro da corretora. Em caso de desvalorização, o valor perdido é descontado. A lógica inversa também se aplica: caso o investidor venda um contrato e a cotação do ativo se desvalorize ele recebe dinheiro, caso o ativo se valorize ele paga. Os acertos dos valores são diários. A facilidade operacional de atuar na compra ou na venda permite uma liberdade muito grande para que o investidor consiga ganhar dinheiro em qualquer tendência de mercado. Explicaremos esse operacional em detalhes no próximo post!

Também na data de vencimento os contratos são finalizados, fazendo-se o último ajuste diário e se extinguindo.      

No mercado futuro são comercializados:

  •         Commodities: açúcar, café, boi, etanol, soja, trigo, entre outros
  •         Índices: IBOVESPA e S&P 500
  •         Moedas: dólar, euro, franco, entre outras.

Ficou interessado? Quer saber como operar no mercado futuro? Acesse o nosso próximo post.

Augusto Maurício é Sócio Diretor na Euroinvest e parceiro Órama

Compartilhe o post:

Posts Similares

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *