E agora? Onde investir no cenário atual?

Compartilhe o post:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fDCHdt73wOo?feature=oembed]

Veja os investimentos recomendados por Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama:

Para aproveitar o provável ajuste na curva de juros, sugerimos comprar títulos com remuneração prefixada, podendo ser títulos públicos (LTN e NTN-B) e/ou privados (LCI, LCA, CDB e LC) e/ou fundos. O Órama Inflação, que é uma forma indireta de investir em uma carteira diversificada de NTN-B, com prazo médio de até três anos, é uma opção.

A mudança na curva de juros se dará com a possibilidade de aprovação e adoção de medidas fiscais, mesmo que pouco populares, mas que deverão ancorar as expectativas para a inflação em patamares mais baixos e permitir que o BC inicie um ciclo de redução de juros. Isso torna o ambiente favorável para investir em prefixados, pois, quando as taxas caem, os preços desses títulos se valorizam.

Outro mercado que também possivelmente será beneficiado com a mudança do governo é o de ações. Em um ambiente de inflação controlada e juros mais baixos, a confiança do empresário é reconquistada, o estrangeiro volta a investir, o desemprego começa a se estabilizar e o consumidor, a comprar, elevando assim as expectativas e os lucros das empresas. Mas, como escolher ações diretamente não é uma tarefa simples, sugerimos investir em fundos de ações. Temos uma grade de fundos selecionados, administrados por gestores qualificados e experientes e com um longo histórico de rentabilidade. Entre os mais diversificados temos o Órama Ações e o Órama Bolsa Mid Large Small Cap.

O Órama Ações é um Fundo de Fundos de Ações, ou seja, em vez de investir em ações de empresas, o fundo aplica em cotas de fundos que investem em ações. Sua carteira é diversificada com até 10 Fundos de Ações com estratégias complementares e com o objetivo de investir nas melhores ideias do mercado acionário.

O Órama Bolsa é um Fundo de gestão passiva que combina as carteiras de dois índices: o Mid Large-Cap e o Small Cap. Assim sendo, possui uma carteira bastante diversificada, com mais de 150 ações.

Outros Fundos de Ações que sugerimos são aqueles com estratégia de valor (Value Investing), ou seja, que compram ações de empresas cujos preços estão descontados em relação ao seu preço-justo. As ações desses fundos são escolhidas por meio de análise fundamentalista. Em geral, o cenário macroeconômico não influencia ou influencia pouco na seleção.

No processo de seleção, o objetivo é identificar empresas com maior potencial de valorização. Alguns casos levam tempo para maturar, e as oscilações do mercado são aproveitadas para aumentar a posição quando há uma queda exagerada e para diminuir quando há uma alta injustificada. Com essas características, recomendamos o Pacifico Ações, Studio Ações e Órama Bogari Value.

Entre os fundos de ações com estratégias diferenciadas, ou seja, distintos dos fundos de ações tradicionais, sugerimos: Órama JGP Equity, Órama Opportunity Long Biased e Brasil Plural Long & Short. Esses fundos são mais dinâmicos e, em geral, investem em ações mais líquidas, porém também diversificam aplicando em vários setores da economia. Combinam teses de investimento de curto e longo prazos e, geralmente, utilizam mecanismos de proteção.

Por fim, outros fundos que podem se beneficiar com as mudanças esperadas são os fundos multimercado que operam nos mercados de juros, câmbio e ações, como o Órama BTG Pactual Hedge Plus, Brasil Plural Macro, Bozano Quant e Sparta Cíclico.

Lembramos que antes de investir você deve considerar o seu perfil de investidor e a diversificação da sua carteira.

LEIA O PROSPECTO OU FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, CONFORME O CASO, E O REGULAMENTO DO FUNDO ANTES DE INVESTIR.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *