Fundos de bancos ou de gestores independentes?

| |
Compartilhe o post:

Dentre as muitas dúvidas na hora de investir em fundos, esta é muito comum. Nesse texto vou apresentar as semelhanças e diferenças entre os fundos de bancos e os de gestores independentes e deixar uma sugestão de como você pode investir melhor o seu dinheiro.

Diferença entre fundos de bancos e de gestores independentes

Os fundos são regulamentados pela Instrução CVM 409 de 2004, e também são aderentes ao Código de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimentos da Anbima. Portanto, em termos de funcionamento e divulgação de informações, são semelhantes.

A diferença principal é que nos bancos, os fundos são apenas mais um produto que divide espaço na prateleira com tantos outros como CDBs, LCIs, Títulos de Capitalização, Seguros e Empréstimos. E nos gestores independentes, os fundos são o negócio principal.

Como consequência dessa diferença e dos custos mais baixos, devido à sua estrutura mais enxuta, a rentabilidade dos fundos dos gestores independentes costuma ser mais elevada.

Os gestores independentes têm histórias a contar; onde trabalharam, como adquiriram experiência e se tornaram especialistas, onde estudaram. Começam com o dinheiro de amigos e parentes e, principalmente, com dinheiro próprio. Seus interesses estão alinhados com os interesses dos investidores. Existe um comprometimento pessoal.

Os números dos fundos de bancos

Conforme dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados), no Brasil aproximadamente 80% do valor total da Indústria de Fundos está investido nos fundos das gestoras dos 5 maiores bancos. Comparando com os dados nos EUA, onde a indústria é mais madura e investir é uma tarefa rotineira, os gestores independentes ficam com a maior parte, 85%. Lá, são mais de 90 milhões de indivíduos investindo em fundos. Aqui, estima-se 5 milhões.

Essa grande diferença nos números se dá principalmente porque os fundos das gestoras ligadas aos grandes bancos se beneficiam da sua rede de distribuição. Além disso, os investidores que preferem os fundos dos bancos atribuem as suas preferências à segurança, solidez dos conglomerados e comodidade; o que confirma que nosso mercado ainda tem muito a aprender.

Os números dos fundos de gestores independentes

Os Fundos dos gestores independentes são distribuídos pela figura do distribuidor, agentes autônomos e family offices e as aplicações iniciais exigidas costumam ser altas, ultrapassando R$ 1 milhão. Alguns também são distribuídos pelos grandes bancos mas, em geral, para os clientes private. Por isso, são mais conhecidos por profissionais e investidores experientes, que buscam fundos de gestão ativa, nas categorias multimercado ou de ações.

Diante disso, você pode deixar a reserva para emergências e os recursos que serão utilizados em menos de dois anos aplicados em fundos de bancos. Mas desde que as taxas sejam justas, isto é, não mais de 0,5% para as categorias de curto prazo e renda fixa. Mas ainda assim, é preciso pesquisar e comparar taxas e histórico de rentabilidade.

Para a aposentadoria ou quaisquer outros objetivos acima de dois anos, invista em multimercados ou fundos de ações de gestores independentes. Mesmo que você seja muito conservador, há multimercado de baixo risco.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *