Fluxos Importantes em Agosto

Compartilhe o post:

Os números referentes à movimentação no mercado financeiro são informações importantes e nos dizem muito sobre o comportamento dos investidores. Segue análise das captações e resgates nos fundos de investimentos, segundo os dados da Anbima*, e das compras e vendas de ações na Bovespa**.

A Indústria de Fundos captou 15,15 bilhões de reais e foram nos fundos de curto prazo onde ocorreu a maior entrada de recursos neste período. Foram aplicados 4,70 bilhões de reais nesta categoria. São investidores que precisam de liquidez, pois o prazo de seus compromissos ou objetivos é menor do que um ano.

A segunda maior captação foi em fundos multimercado. Foram aplicados 3,72 bilhões de reais nesta categoria, sendo 2,13 bilhões em fundos multiestratégia. São investidores em busca de maiores retornos. A rentabilidade média dos fundos multimercado multiestratégia acumulada neste ano é de 9,75% e 16,32% nos últimos 12 meses.

Também captaram fortemente os fundos de renda fixa, 3,43 bilhões de reais, sendo 2,59 bilhões em fundos renda fixa índices. São fundos que seguem a variação dos índices de preços. Este movimento mostra a preocupação dos investidores com a inflação, devido às pressões internas e efeitos da seca americana, que elevou as cotações do trigo, soja e milho no mercado mundial.

Interessante que na categoria ações o saldo da captação foi neutro, o que indica que a aversão ao risco de Bolsa ainda continua alta. Por outro lado, o fluxo dos investidores estrangeiros na Bolsa neste período foi positivo. Entraram 1,86 bilhão de reais.

* até 14/08
** até 16/08

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *