Os Investimentos em Agosto de 2013

Compartilhe o post:

No mês de agosto as maiores rentabilidades foram conseguidas no mercado acionário O Ibovespa, índice de referência que o mercado utiliza para avaliar os investimentos em ações subiu 1,72%. Os destaques positivos foram as ações do setor imobiliário e small caps ou ações de baixa capitalização de mercado, cujos índices subiram 9,88% e 7,95%, respectivamente. São empresas principalmente ligadas à economia doméstica, como Gafisa, PDG, SulAmérica, Randon, entre outras.

Do lado negativo, as ações do setor de energia elétrica sofreram bastante. Além da intenção do governo de baixar as tarifas do setor, o que pode impactar no resultado das empresas, uma Medida Provisória editada sobre as concessões a vencer em breve levaram para baixo o preços de ações do segmento, principalmente de Cesp, Cemig, Eletrobras e Transmissão Paulista.

Os Fundos ÓRAMA mais rentáveis no mês foram:

1) ÓRAMA Rio Bravo Fundamental: 9,72%
Com filosofia de investimentos de valor e uma carteira concentrada com poucas empresas, o destaque do mês foi Gafisa que subiu 61% devido ao resultado do 2º trimestre, que veio melhor do que o esperado.

2) ÓRAMA Quest Ações: 4,86%
Com uma carteira que predominam os papéis cíclicos domésticos de empresas com preços atraentes, a valorização da construtora Even e de Embraer contribuíram para a perfomance do Fundo.

3) ÓRAMA Bolsa: 3,44%
Fundo que investe nas ações das empresas dos índices Mid-Large e Small Cap. No mês o índice Mid-Large caiu 0,75%, devido principalmente à desvalorização de Vale, Itaú e Cemig. O Small Cap subiu 7,95%, com destaque para PDG, Odontoprev e SulAmérica.

4) ÓRAMA JGP Equity 2,17%
A constante presença do Fundo entres os melhores do mês deve-se à sua estratégia dinâmica de aproveitar as oportunidades nos vários setores.

5) ÓRAMA Gap Absoluto 1,31%
A performance do Fundo continua sendo incrementada pelas operações no mercado de juros e de renda variável.

Perspectivas para Setembro
O desempenho dos mercados no mês de setembro vai depender das próximas reuniões de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e do BC americano (Fed), com risco de desapontamento, pois medidas definitivas estão sendo aguardadas há muito tempo. No Brasil vai depender das medidas do governo para estimular a economia.

Minhas sugestões para seus próximos investimentos são:
– Para os mais conservadores ou para aplicar as reservas para emergências: ÓRAMA JGP Hedge, ÓRAMA Kondor Max e ÓRAMA Cash DI.

– Para os moderados com horizonte de longo prazo: ÓRAMA BTG Pactual Hedge Plus, ÓRAMA BTG Pactual Local e ÓRAMA Gap Absoluto.

– Para os mais agressivos: ÓRAMA JGP Equity, ÓRAMA Studio e ÓRAMA Quest Ações.

Bons investimentos!

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *