Os Investimentos em Setembro

Compartilhe o post:

No mês de setembro as maiores rentabilidades foram conseguidas com os investimentos no mercado de ações. O Ibovespa subiu 3,70% e as empresas que mais se valorizaram foram as do setor de materiais básicos, impulsionadas pela flexibilização monetária de alguns bancos centrais. Os destaques foram Usiminas, que subiu mais de 20%, Suzano, Klabin, Fibria, entre outras. Do lado negativo ficaram as empresas de energia elétrica, pelo anúncio de mudanças no segmento pelo governo. As que mais sofreram foram Cesp, que caiu mais de 30%, Cemig, Eletrobras e Transmissão Paulista.

Em juros, as taxas fecharam mais alguns pontos e a inflação implícita aumentou. Com isso, ganharam os Fundos com posição em títulos com juros prefixados e NTN-Bs. O CDI no mês foi 0,54%.

No mercado de câmbio, a cotação do dólar se manteve estável em R$ 2,02.

Os Fundos ÓRAMA mais rentáveis no mês foram:

1) ÓRAMA Rio Bravo Fundamental: 4,23%
Com filosofia de investimento em ações de valor e uma carteira com poucas empresas, contribuíram para a performance do mês Randon, Valid e Gerdau.

2) ÓRAMA Bolsa: 2,82%
Fundo que investe nas ações das empresas dos índices Mid-Large e Small Cap. No mês o índice Mid-Large subiu 2,63%, com alta de Petrobras, Vale e BVMF. O índice Small Cap subiu 2,92%, com destaques para Totvs, Kroton e Anhanguera Educacional.

3) ÓRAMA JGP Equity: 2,76%
Como sempre na lista dos melhores do mês, sua estratégia oportunista com utilização de opções para proteger de possíveis perdas tem se mostrado eficiente e independente da tendência de mercado. A desvalorização das empresas do setor financeiro em setembro não prejudicou a rentabilidade do Fundo, mesmo sendo uma de suas principais posições.

4) ÓRAMA BNY Mellon Arx Income: 2,58%
A performance do Fundo é explicada principalmente pelas posições em Petrobras, Oi e Ultrapar.

5) ÓRAMA Quest Ações: 1,94%
Com uma carteira que predominam os papéis de empresas do setor cíclico doméstico, a rentabilidade foi resultado da valorização de Petrobras, Gerdau e Vale.

Perspectivas para Outubro
Estamos otimistas com as oportunidades de investimento disponíveis nos mercados para os Fundos. Porém, será preciso correr um pouco mais de risco devido às baixas taxas de juros e que devem continuar neste patamar ainda por mais tempo. Minhas sugestões para seus próximos investimentos são:

– Para os mais conservadores ou para aplicar as reservas para emergências: ÓRAMA JGP Hedge, ÓRAMA GAP Hedge e ÓRAMA Cash DI.

– Para os moderados com horizonte de longo prazo: ÓRAMA BTG Pactual Hedge Plus, ÓRAMA BTG Pactual Local e ÓRAMA GAP Absoluto.

– Para os mais agressivos: ÓRAMA JGP Equity, ÓRAMA Studio, ÓRAMA Quest Ações e o mais recente lançamento, ÓRAMA Bogari Value.

Bons investimentos!

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *