Qual o Segredo para Investir Melhor?

Warren Buffett, um dos investidores mais reconhecidos do mundo, disse à revista Forbes em julho que o segredo para ser um grande investidor e realizar lucros é controlar as emoções. De fato, racionalidade e disciplina são fundamentais em quaisquer circunstâncias, mas nos investimentos a falta destes atributos pode ocasionar prejuízos.  

“O segredo é segurar suas emoções” – disse Buffett, querendo mostrar que investir é uma tarefa simples e que não são apenas as variáveis econômicas podem prejudicar os resultados dos investimentos.  Aqueles que conseguem conter a ansiedade, o medo e o excesso de confiança, em geral, são mais bem sucedidos na busca pela valorização de seus investimentos. Buffett sabe o que está falando e não é à toa que sua fortuna foi recentemente avaliada em US$ 58,5 bilhões (Forbes – Setembro de 2013).

Conter os impulsos não é somente para os momentos ruins de mercado, quando as oscilações de curto prazo geram perdas. Deve-se conter os impulsos também quando os ventos sopram a favor e o mercado engrena uma longa tendência de alta. No primeiro caso, quando há perdas, aqueles que com medo de perder mais ou perder tudo, vendem ou resgatam os investimentos, fecham a porta para uma recuperação e para a possibilidade de realizar lucros. Não há investimentos que se valorizem num período curto de tempo. Pode-se até conseguir algum rendimento, mas não é ganho real. Tomemos como exemplo um negócio próprio ou um imóvel: quanto tempo leva para retornar o capital investido? Não é no ano seguinte, muito menos no mês subsequente.

Juntando a cultura de investir na poupança, porque é seguro e os rendimentos são previamente conhecidos, mais a memória da inflação alta e a falta de confiança nos agentes dos mercados financeiros, o brasileiro continua em busca de uma conta remunerada em vez de aplicar seus recursos em investimentos que valorizam seu patrimônio.

Na verdade, nos momentos de baixa, o investidor deveria aproveitar para fazer novos investimentos. É justamente comprando ativos subprecificados que, com paciência, no médio e longo prazo, é possível alcançar lucros extraordinários. Em momentos de baixa, as oportunidades aparecem por conta das distorções dos preços. Para quem investe através de fundos é muito mais fácil, pois os gestores estão atentos aos movimentos e atuam com profissionalismo, comprando os ativos considerados abaixo dos seus valores justos, os quais vão rentabilizar no médio e longo prazo.

Fortunas são construídas mais em épocas de crise do que em momentos de alta. Um estudo realizado pelo RBC Gestão Patrimonial verificou que durante o ano de 2011, três anos após a crise de 2008, o número de milionários no mundo – com patrimônio em dólares e sem contar o valor do imóvel no qual moram – cresceu a uma taxa altíssima, 10%.

O conselho de Warren Buffett também deve ser aplicado em momentos de bonança, pois observar apenas a rentabilidade do mês anterior ou do ano para tomar uma decisão de investimento é uma forma de não segurar as emoções. Erro mais comum dos principiantes é acreditar que o resultado alcançado se repetirá.  É quando se formam as bolhas, como aconteceu em 2000 a bolha da internet e em 2007 a bolha do mercado imobiliário nos Estados Unidos.

Assim sendo, tomar decisões racionais é um dos segredos para investir bem o seu dinheiro e realizar lucros e outro é encontrar os instrumentos mais adequados ao seu objetivo e perfil de investidor. É comum as pessoas serem moderadas ou agressivas quando os mercados estão em alta, mas quase todo mundo volta a ser conservador em momentos de baixa.  Se você investir em bons produtos, não se preocupe com as variações de curto prazo. Mantenha seu plano de investimento que alcançará os resultados esperados.

Você consegue conter as emoções quando está perdendo? Já definiu sua tolerância às perdas? Posso ajudar você! Envie uma mensagem par mim através do canal “Fale com a Sandra”.

Até a próxima!

Escrito por

Consultora de investimentos da Órama autorizada pela CVM, CFP® e autora de diversos livros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s