O que são fundos multimercado?

| |
Compartilhe o post:

Para diversificar e acrescentar rentabilidade: neste texto você vai entender o que são os fundos multimercado e conhecer as principais características desta categoria.

O que são e qual o objetivo dos fundos multimercado?

O objetivo destes fundos é buscar lucros a partir das distorções de preços de ativos de renda fixa ou renda variável. Eles traçam cenários e realizam análises para encontrar as distorções com melhor relação risco e retorno.

O grande diferencial dos fundos multimercado é justamente a possibilidade de gerar rendimentos independentemente da tendência dos mercados. Espera-se inclusive que as oportunidades surgidas nas crises sejam bem aproveitadas. Os gestores podem utilizar toda sua experiência e criatividade para conseguir bons resultados e superar suas metas. Com acesso a todos os mercados, podem até mesmo alocar o limite de 20% no exterior.

Quais os riscos envolvidos?

Em geral, são produtos de risco médio, e podem apresentar retornos negativos em alguns meses. Mas é possível encontrar fundos com risco bem baixo, semelhantes à renda fixa, assim como fundos com risco altíssimo, maior do que o de fundos de ações. Isso porque esses últimos utilizam derivativos para alavancar e montam operações que somam um valor muito acima do patrimônio do fundo. É por esta razão que em seus regulamentos há um artigo que adverte sobre a possibilidade de perdas superiores ao capital investido.

Fundos multimercado no Brasil

No Brasil esses fundos se tornaram mais conhecidos entre 2003 e 2007, quando a situação era de abundância de capital e expectativas de crescimento muito altas. Mas em 2008 o cenário mudou sem aviso prévio e surpreendeu muitos gestores. Como conseqüência, um ano com resultados ruins, em muitos casos negativos. Investidores desapontados resgataram seu dinheiro e muitas gestoras fecharam as portas. Continuaram no jogo apenas as que possuíam estrutura robusta, bem administrada e com controles rigorosos de risco.

Custos e prazo para investir


Como outros fundos, os multimercado cobram taxa de administração. É comum uma taxa entre 2% e 3% ao ano. Este percentual remunera os gestores e administradores pelos custos de manutenção e das equipes. Além desta taxa, a maioria cobra taxa de performance. É a participação nos lucros pelo desempenho alcançado, em geral, cobram 20% sobre o que exceder a variação do CDI.

Em termos de horizonte de investimento, é preciso deixar o dinheiro aplicado por pelo menos dois anos. As estratégias precisam de tempo para maturar. É comum ter de esperar 30 dias ou mais para receber o dinheiro quando solicitar resgates. Os gestores desta categoria de fundos precisam planejar para desmontar operações antes do vencimento sem gerar prejuízos. Portanto, definitivamente o dinheiro investido em um fundo multimercado não pode ser o reservado para emergências ou para qualquer outro compromisso.

Então, o que achou dos fundos multimercado? Na Órama você pode começar com R$ 1 mil. Você vai encontrar fundos multimercado com histórico longo, superior à média do mercado e que passaram bem a crise de 2008 e todas as outras que vieram depois. Conheça os fundos disponíveis.

Ficou alguma dúvida? Comenta aqui que vamos responder pra você!

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *