A Internet e o investidor

A Internet revolucionou o mercado financeiro. Disponibilizou grande volume de informação e aprimorou as ferramentas de análise. Reduziu os custos fixos e margens dos serviços financeiros. O investidor não precisa mais ir à agência, nem falar com o gerente. Ótimo! Porém, alguns cuidados devem ser tomados para se obter lucros.

É intuitiva a hipótese de que mais informações levam à melhor tomada de decisão. Qualquer investidor pode ter acesso a bilhões de dados e, por isso, passou a movimentar mais ativamente suas aplicações financeiras.

O giro dos investimentos sem disciplina prejudica o desempenho final da carteira, resultado verificado por Barber e Odean*. Aqueles que mais compraram e venderam obtiveram resultados anuais abaixo da referência de mercado em 1,2% e mais de 3,5%, após custos.

O excesso de confiança ainda leva o investidor a subestimar os riscos inerentes de cada ativo e superestimar o potencial de alta, prejudicando a diversificação eficiente.

Embora este estudo e vários outros, inclusive mais recentes, tenham sido realizados para os investidores do mercado acionário, vou utilizar as evidências empíricas como argumento para chamar atenção de qualquer investidor: quanto mais confiante e mais movimentar as aplicações, pior será o seu desempenho. Os investidores em fundos devem pensar nisso também.

Os benefícios trazidos pela Internet tornam os investidores mais confiantes, dando-lhes a ilusão de conhecimento e de controle. Só que o excesso de confiança pode resultar em perdas e arrependimentos.

Trocar de posições quando a performance do mês passado não foi tão boa ou porque a do outro fundo foi melhor deve ser evitado. É preciso dar tempo para as estratégias maturarem e atingir o objetivo definido. Também não se dever pagar taxa de saída e realizar resgate antecipado, esta consumirá boa parte da rentabilidade acumulada.

A Internet tornou o mercado de investimento mais acessível, mas a essência dos investimentos continua a mesma. Para valorizar o patrimônio é preciso horizonte de longo prazo, diversificação eficiente e risco compatível ao perfil de risco. Contar com gestão profissional faz também toda a diferença. São profissionais focados e especializados na gestão de investimentos e que assimilam de forma mais racional e precisa tudo o que a internet pode proporcionar. Na Órama você encontra Fundos de Investimento dos gestores mais renomados do mercado, reconhecidos por sua rentabilidade histórica, tradição no mercado, competência, solidez e credibilidade.

*The internet and the investor. Journal of Economic Perspectives (Volume 15, Number 1—Winter 2001—Pages 41–54. http://faculty.haas.berkeley.edu/odean/papers%20current%20versions/internetandinvestor.pdf

Escrito por

Consultora de investimentos da Órama autorizada pela CVM, CFP® e autora de diversos livros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s