Como investir pela internet com segurança

Compartilhe o post:

A Internet revolucionou o mercado financeiro. Disponibilizou grande volume de informação e aprimorou as ferramentas de análise. Reduziu os custos fixos e margens dos serviços financeiros. O investidor não precisa mais ir à agência, nem falar com o gerente. Ótimo! Porém, alguns cuidados devem ser tomados para investir com segurança pela internet e obter lucros.

Busque mais e melhores informações

É intuitiva a hipótese de que mais informações levam à melhor tomada de decisão. Qualquer investidor pode ter acesso a bilhões de dados e, por isso, passou a movimentar mais ativamente suas aplicações financeiras. Mas para investir pela internet de com segurança, é necessário filtrar as informações pertinentes.

O giro dos investimentos sem disciplina prejudica o desempenho final da carteira, resultado verificado por Barber e Odean*. Aqueles que mais compraram e venderam obtiveram resultados anuais abaixo da referência de mercado em 1,2% e mais de 3,5%, após custos.

Confiança na dose certa

O excesso de confiança ainda leva o investidor a subestimar os riscos de cada ativo e superestimar o potencial de alta, e prejudica a diversificação eficiente.

Embora este estudo e vários outros, inclusive mais recentes, tenham sido realizados para os investidores do mercado acionário, vou utilizar as evidências empíricas como argumento para chamar atenção de qualquer investidor: quanto mais confiante e mais movimentar as aplicações, pior será o seu desempenho. Os investidores em fundos devem pensar nisso também.

Os benefícios da internet trazem mais confiança para quem quer investir, provocando uma ilusão de conhecimento e de controle. Só que o excesso de confiança pode resultar em perdas e arrependimentos, e portanto, menos segurança.

Foco no objetivo e prazo

Trocar de posições quando a performance do mês passado não foi tão boa ou porque a do outro fundo foi melhor é uma atitude a evitar. É preciso dar tempo para as estratégias maturarem e atingirem o objetivo definido. Também não se dever pagar taxa de saída e realizar resgate antecipado, porque isso consumirá boa parte da rentabilidade acumulada.

A Internet tornou o mercado de investimento mais acessível, mas a essência dos investimentos continua a mesma. Ou seja: para valorizar o patrimônio é preciso horizonte de longo prazo, diversificação eficiente e risco compatível ao perfil de risco.

Conte com quem tem experiência na gestão de investimentos

Contar com gestão profissional faz também toda a diferença. São profissionais focados e especializados na gestão de investimentos e que assimilam de forma mais racional e precisa tudo o que a internet pode proporcionar.

Na Órama você encontra Fundos de Investimento dos gestores mais renomados do mercado, reconhecidos por sua rentabilidade histórica, tradição no mercado, competência, solidez e credibilidade.

*The internet and the investor. Journal of Economic Perspectives (Volume 15, Number 1—Winter 2001—Pages 41–54. http://faculty.haas.berkeley.edu/odean/papers%20current%20versions/internetandinvestor.pdf

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *