Prazo de resgate mais longo, sim

Compartilhe o post:

Tenho observado que alguns investidores resistem mais em aceitar prazos de resgates mais longos, diferentes de um dia, do que um nível maior de risco. Vamos entender por que os investimentos mais rentáveis exigem um maior horizonte de tempo.
Imagine um negócio próprio: é investimento de alto risco, muito mais arriscado até do que as ações, afinal, vender as ações de uma empresa é mais fácil do que vender uma empresa, mesmo que de pequeno porte. Você poderá lucrar muito abrindo uma franquia ou outro negócio qualquer, porém, muito dificilmente, os lucros chegarão antes de um ano (sendo bem otimista) e demandará muito trabalho e paciência antes de obter o retorno.
Nos investimentos financeiros é muito semelhante. Se fosse fácil alcançar grandes rentabilidades, seríamos todos ricos.
Um recurso para minimizar risco é ter horizonte de longo prazo. Por isso, produtos mais sofisticados como os fundos multimercado e os fundos de ações possuem prazos de resgates mais longos,para evitar que resgates inesperados obriguem a desmontar operações antes do prazo ou vender posições com menos liquidez a qualquer preço, reduzindo a rentabilidade para os cotistas. As teses de investimentos precisam de tempo para maturar, assim como o negócio próprio requer tempo para se estabelecer.
Ter acesso imediato ao dinheiro é mais confortável, todavia aguardar 30, 60 e até mesmo 90 dias para obter maior rentabilidade não pode ser visto como um obstáculo. Nada que um planejamento criterioso não resolva. Distribuir os recursos adequadamente, sempre contemplando liquidez para as emergências e para aproveitar as oportunidades caso elas apareçam, pode tornar sua nova carteira tão confortável quanto a antiga. Com horizonte de investimento mais extenso, pode-se tolerar mais risco e aceitar prazos de resgate mais longos. Aumentarão as chances de obter maiores retornos e haverá tempo para recuperar perdas caso elas ocorram.
Alguns fundos permitem a saída antecipada mediante o pagamento de uma taxa. Mas é melhor nunca ter de utilizar este opção, pois esta taxa é muito elevada, variando entre 5% e 10% do valor resgatado e poderá consumir todos os seus ganhos. Novamente, um bom planejamento pode evitar a saída antecipada.
Outra maneira que o prazo mais longo contribui para a rentabilidade da sua carteira é pagando menos imposto de renda. O imposto retido na fonte para aplicação em títulos de renda fixa e fundos de renda fixa de longo prazo e multimercado é aplicado conforme tabela regressiva e a menor alíquota é 15%, para valores aplicados há dois anos ou mais.
Também existem fundos com políticas de investimento ainda mais sofisticadas e que requerem um comprometimento maior dos investidores. Com prazos determinados para captação e encerramento, não é possível fazer aplicações quando bem entender e nem solicitar resgate antes do prazo estabelecido, que pode chegar a 10 anos, como nos Fundos Imobiliários. São fundos fechados e, em geral, só aceitam aplicações de investidores qualificados.
Se você é do tipo que nunca se importou com a existência de opções mais rentáveis de investimentos e sempre deixou o dinheiro aplicado no próprio banco, com a queda da taxa de juros ou vai ter de expandir sua zona de conforto ou vai ter de se contentar com retornos líquido abaixo de 7,25% ao ano, que é a nossa taxa de referência. Por expandir o horizonte entenda aceitar algum risco, adequado ao seu objetivo e perfil, e alongar o horizonte de investimento para pelo menos 2 anos.
Vale ainda lembrar que a inflação está alta. A oficial está em 5,5% mas a que sentimos no bolso é bem maior do que isso.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *