Investimentos em Julho de 2013

Compartilhe o post:

A boa notícia de julho foi o fechamento do Ibovespa no campo positivo. O índice registrou uma alta de 1,64% que finalmente interrompeu a sequência de quedas que perdurava desde janeiro. No início do mês ações de empresas do grupo EBX, de Eike Batista, conturbaram de forma agressiva o mercado brasileiro que já se encontrava substancialmente fragilizado. A crise das empresas X também contribuiu para agravar a baixa credibilidade que o país enfrenta, evidenciando falhas na atuação da CVM e da ANP. Esta crise de credibilidade vivida pelo Brasil, por sua vez, amedronta os investidores externos que diante das incertezas preferem partir.

O baixo fluxo de capital estrangeiro para o Brasil juntamente com as incertezas a cerca de nossa economia, que vem sendo guiada por políticas públicas nada convincentes, contribuiu para a alta do dólar. A moeda registrou alta de 2,24% no mês, fechando à R$ 2,27.

Em sua última reunião, o Copom elevou mais uma vez a taxa Selic, preocupado com a inflação que estourou o teto da meta em junho estabeleceu a taxa básica de juros da economia brasileira em 8,5%. O Comitê, também demonstrou no decorrer do mês preocupações com o ciclo de alta do dólar que persiste apesar das intervenções constantes do Banco Central.

CDI variou 0,71% em julho. De acordo com este cenário, os Fundos que mais se valorizaram no mês foram:

1. Órama Ouro: 9,51%  

O bom resultado é atribuído ao preço do metal no mercado internacional, que subiu 7,73%, combinado com a alta do dólar que impulsionou ainda mais o resultado do Fundo no mês. No entanto, não caracteriza uma tendência de alta, mas confirma a volatilidade do ativo.

2. Órama Studio: 2,5%

Seus ganhos estão relacionados principalmente às posições nos setores de construção civil com destaque para Cyrela e Tecnisa.  Gerdau também foi destaque na carteira do Fundo.

3. Órama IP Participações: 2,44%  

As posições que mais contribuíram para o bom desempenho foram Panvel e as BDRs, certificados que representam ações de empresas estrangeiras.

4. Órama JGP Equity: 2,05%

Materiais básicos, incluindo ações da Vale e Gerdau que subiram bem e também ações dos setores financeiro e de varejo colaboraram para o desempenho deste Fundo.

5. Órama Rio Bravo Fundamental: 1,91%

Este Fundo de Ações teve seu resultado do mês de julho atribuído ao ganho com ações da Gerdau, MDiasBranco e Time for Fun.

Diante de um cenário de pressão inflacionária, economistas projetam que a Selic siga a trajetória de alta, terminando 2013 entre 9,25% e 9,50%. O mercado também espera que o ciclo de alta do dólar deve persistir, mas apostam em diferentes preços para a moeda no final do ano. A Bovespa pode apresentar uma recuperação, na carona da melhora externa ou porque o quadro negativo do primeiro semestre ficou para trás, porém haverá volatilidade. Diante destas perspectivas, as minhas sugestões para seus próximos investimentos são:

O Órama Cash DI, que vai entregar rentabilidades ainda melhores com a nova alta da Selic,  o ÓRAMA JGP Hedge e o ÓRAMA Gap hedge para investidores conservadores e investimentos de curto prazo.

Para aqueles dispostos a correr algum risco e com horizonte de investimentos de médio prazo indico o Órama Opportunity Total,o Órama BNY Mellon Hedge Plus e o ÓRAMA Gávea Macro.

Já para quem se dispõe a correr mais riscos em busca de melhores retornos no longo prazo e quer aproveitar que o mercado ainda está em baixa, sugiro os Fundos Órama JGP Equity, Órama Bogari e Órama IP Participações.

O Fundo Órama SPX Nimitz que está fechado para novas aplicações, reabrirá para captações no dia 28 de agosto, apenas.  Para quem tem horizonte de longo prazo e está em busca de um Fundo com diversificação global, esta é uma excelente oportunidade.  O Fundo investe em vários ativos do mundo todo e acumula alta de 10,35% no ano, é o melhor Fundo ÓRAMA no período, o que confirma a eficiência da gestão.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *