Entenda melhor o que é o Copom

Compartilhe o post:

ÓramaBlog - CopomCopom é um termo frequente nos jornais, sobretudo no caderno de economia. Entenda o que é e como funciona:

O Comitê de Política Monetária (Copom) foi criado em 1996 para dar mais transparência e seriedade à condução da política monetária brasileira. O órgão tem autonomia de decisão para estabelecer as diretrizes de política monetária, definir a meta da taxa básica de juros, além de publicar o relatório de inflação.

Desde 2006 o Comitê se reúne oito vezes por ano, a cada 45 dias. As reuniões se dividem em dois dias, no primeiro dia (sempre uma terça-feira) são apresentados os dados sobre a conjuntura econômica do país, como: nível de atividade, indicadores de inflação, do mercado de câmbio, entre outros. No segundo dia (sempre uma quarta-feira), são apresentadas e votadas alternativas para a meta da taxa de juros e recomendações sobre política monetária.

A meta para a Selic estabelecida pelo Copom vigora até a próxima reunião do Comitê, quando será instituída uma nova meta ou mantida a meta da reunião anterior.

O relatório de inflação divulgado ao final de cada trimestre pelo Comitê analisa a conjuntura econômica do país e apresenta projeções para a taxa de inflação.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *