Por Que é Melhor Investir em Ações Através do Fundo Órama JGP Equity?

Compartilhe o post:

Desde 2008, quando a crise financeira que começou com o estouro da bolha do mercado imobiliário americano se espalhou pelo mundo, o mercado financeiro mudou muito e comprar ações por conta própria não tem sido uma boa experiência para muitos investidores, os quais não estão conseguindo rentabilizar suas carteiras. Por outro lado, o fundo de investimento JGP Equity apresentou retornos positivos e consistentes neste período, alcançados com disciplinado processo de investimento e foco no resultado de longo prazo.

A carteira deste fundo é composta por ações de empresas de valor, principalmente as grandes empresas, com maior liquidez e que apresentem alto potencial de valorização em relação ao Ibovespa. São preferidas as ações de alta liquidez, pois estas podem ser vendidas mais rapidamente e seus derivativos também são mais negociados, os quais são utilizados para proteger a carteira de eventos que podem afetar o humor do mercado e, principalmente, quando o potencial de apreciação é limitado.

O processo de seleção de ações se baseia em indicadores fundamentalistas e padrões históricos de preços de mais de 100 empresas, preços de seus pares globais e preços justos (ou de saída) calculados através de modelo de fluxo de caixa descontado, utilizando premissas bem conservadoras, pois há uma grande preocupação com a preservação de capital de seus cotistas. A variável mais importante neste processo é o retorno esperado de cada empresa, porém esta muda; as projeções são revisadas, o tempo passa e os preços das ações se ajustam diariamente. Assim sendo, os tamanhos das posições são aumentados ou reduzidos com frequência. “Quando os fatos mudam, eu mudo de opinião. E o senhor?” (John Maynard Keynes) – esta citação reflete o estilo de investimento da JGP, empresa de gestão de recursos do JGP Equity, fundada em 1998, sendo uma das primeiras e maiores entre as independentes do nosso mercado. Os sócios fundadores trabalham juntos há mais de 20 anos.

Com uma estratégia bastante sofisticada e conhecida como long biased, é como se o fundo JGP Equity fosse dois fundos em um: o de maior peso (80% em média), mais relevante, é um fundo de ações tradicional, com posições compradas para obter resultados no longo prazo; o outro é um long & short neutro, para aproveitar as oportunidades ou quando o mercado estiver mais caro, pois a gestora acredita que não é preciso ter 100% do patrimônio alocado para performar melhor do que o Ibovespa. O tamanho da exposição comprada vai depender da disponibilidade de boas oportunidades. A carteira do fundo é bastante diversificada, nada de concentração em poucos setores nem em algumas ações.

A análise macroeconômica também tem um forte peso na seleção das ações. Analistas de empresas e especialistas em setores trabalham para  antecipar as mudanças nos ciclos econômicos e apontar o momento para aumentar ou diminuir a exposição e escolher os setores que vão desempenhar melhor. Por exemplo, em 2009, após o crash dos mercadosantes dos gestores saírem em busca de barganhas, primeiro foi analisado se o cenário tinha semelhanças com o da Grande Depressão (do início da década de 30) e buscaram entender as implicações da crise para o Brasil. No ano, o resultado do fundo de 118% foi alcançado com investimentos no setor de consumo, principalmente imobiliárias e varejo.

É com esta estratégia que o fundo JGP Equity apresenta um excelente histórico e se destaca como um dos melhores fundos da indústria desde que foi lançado em 2008, apresentando um retorno médio anualizado de 24,3%, enquanto o do Ibovespa é negativo de -7% no mesmo período. Excelente opção para investidores agressivos que buscam altos retornos, mas atende também aos investidores moderados que procuram um produto de renda variável diferenciado.

Como estão os seus investimentos em ações? Você investe diretamente ou através de um fundo de investimento? Qual é a sua estratégia?  Qualquer dúvida, pode me enviar através do canal Fale com a Sandra no site da ÓRAMA.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *