5 Atributos que os Conselheiros de Investimentos Devem Ter

Compartilhe o post:

Qualquer setor precisa de profissionais bem qualificados para crescer e se desenvolver. No mercado financeiro não é diferente.

Com o grande número de produtos de investimentos, este mercado também precisa de profissionais preparados e, principalmente, éticos para passar conhecimento, confiança e auxiliar o público em geral na escolha dos melhores produtos de acordo com seus objetivos e perfil.

No momento de escolher um produto com estratégia mais sofisticada, é recomendado que os investidores procurem aconselhamento profissional. Contudo, para ser capaz de oferecer as sugestões adequadas a cada perfil e esclarecer as dúvidas pertinentes – que muitas vezes o investidor nem mesmo sabe que tem – este profissional deve reunir algumas características e atender a determinadas exigências.

Dado o contexto, vou comentar neste post o que você deve procurar nos profissionais que vão orientá-lo nos seus investimentos.

1. Conhecimento

Para auxiliar clientes em suas escolhas, os profissionais do mercado financeiro devem ter conhecimento sólido sobre o tema. Neste sentido, os agentes reguladores do mercado financeiro têm realizado esforços crescentes para qualificar e certificar um número cada vez maior de profissionais.

Há uma grande quantidade de cursos e especializações disponíveis em todo o país. A própria Anbima, entidade de auto-regulação do mercado de valores mobiliários, oferece uma série de cursos nas principais capitais do país com o intuito de desenvolver o mercado de investimentos.

Esses cursos aprimoram o conhecimento dos profissionais, possibilitando-os compreender melhor temas como a precificação de ativos, a relação risco/retorno e as consequências das conexões globais para os investimentos.

 2. Experiência

Apesar de o conhecimento ser fundamental, há outras características desejáveis em um profissional que trabalhe com aconselhamentos financeiros. A experiência é mais uma delas.

A bagagem adquirida ao longo de anos de contato com os clientes confere maturidade, tranquilidade e embasamento aos profissionais para que sejam capazes de tomar as melhores decisões diante dos diferentes momentos do mercado.

A importância da experiência é reconhecida também pelos órgãos reguladores que exigem, além do sucesso na realização de testes sobre conhecimento, tempo de trabalho comprovado na área para a obtenção de determinados certificados.

 3. Ética

A ética é outra característica fundamental para um profissional do mercado financeiro. Entende-se como ético o profissional que não tem conflito de interesses na hora de fazer o aconselhamento, mantém uma relação transparente com o cliente e coloca os interesses do investidor à frente dos seus.

4. Certificações

Para elevar a qualidade destes profissionais, a CVM, a Anbima (órgãos reguladores) e IBCFP qualificam os profissionais que atuam na área de acordo com as suas funções. Algumas certificações são obrigatórias, outras não. Por exemplo, um consultor financeiro para exercer a atividade precisa da autorização da CVM, já a certificação do IBCFP não é mandatória, porém é um diferencial.

Assim, quanto mais certificações o profissional possuir, melhor qualificado ele está para auxiliar seu cliente na sua tomada de decisões sobre aplicações financeiras. O investidor deve apenas estar atento ao fato de que cada certificação se destina a uma atividade específica. – não se deve confundir as atribuições como, por exemplo, a de planejadores financeiros com a de corretores de bolsa de valores.

Entre os profissionais que lidam diretamente com os clientes, as principais credenciais são Agente Autônomo de Investimento e Consultor de Valores Mobiliários autorizados pela CVM; certificações da Anbima (CPA-10, CPA-20 e CEA); e CFP, certificação para planejadores financeiros do IBCFP, que inclusive é reconhecida internacionalmente.

 5. Educação continuada

Ainda no intuito de manter elevada a qualidade técnica dos profissionais certificados, as instituições certificadoras estabelecem que estes profissionais devam participar de programas de educação continuada e se submeter a reavaliações periódicas.

Concluindo

Profissionais preparados e qualificados orientam melhor os investidores. Além do mais, proporcionam um ambiente mais confiável e podem ajudá-los a compreender os riscos envolvidos e expandir os horizontes, aplicando em produtos mais sofisticados que alcançam melhores retornos no médio e longo prazos.

Seu conselheiro de investimentos atende a esses pré-requisitos? Infelizmente, como em todos os mercados, há bons e maus profissionais e quando tratamos de dinheiro temos que estar amparados pelos melhores.

Investidores podem aplicar seus recursos sozinhos, mas para otimizar a gestão de seus investimentos precisam dedicar muitas horas para fazer o acompanhamento, pesquisa e aprimorar o conhecimento. Deste modo, um profissional pode ajudar você a otimizar o seu tempo e a atingir melhores resultados.

O aconselhamento profissional não garante rentabilidade, mas com certeza vai mudar a maneira como você avalia o mercado financeiro e faz seus investimentos.

Vamos começar? Se precisar de ajuda, estou disponível através do canal “Fale com a Sandra”, no site da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares

2 Comentários

  1. Cara Sandra,

    Apreciei o seu post sobre os conselheiros em investimento.
    Gostaria de saber um pouco mais sobre esse assunto.

    Melhores cumprimentos,

    Ana Cristina Rosário

    1. Oi, Ana,

      Obrigada por compartilhar sua opinião.
      Como posso ajudá-la? Você quer marcar um horário para conversar ou quer algum material relacionado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *