Investir o 13° salário é a melhor opção

Compartilhe o post:

Em época de festas e férias, gastar o 13º salário parece ser o objetivo de muitos trabalhadores. Após um ano difícil, com inflação alta, eleição presidencial acirrada e muitos escândalos de corrupção, até que merecemos uma recompensa. Todavia, na minha opinião, investir o salário extra é o melhor destino que se pode dar a este dinheiro. Por isto, neste post vou apresentar cinco razões pelas quais você deveria aplicar o seu 13º salário.

 Mais tranquilidade e saúde

Quem tem dinheiro aplicado se sente mais seguro, pois a estabilidade financeira permite enfrentar os desafios da vida com mais tranquilidade. Ainda há uma série de estudos que apontam para o fato de que pessoas com reserva para emergências e contas controladas, ou seja, sem problemas financeiros, possuem menos problemas de saúde, como dores de cabeça, no estômago e ansiedade.

Investir o 13º salário é uma excelente oportunidade para aumentar sua reserva de modo que numa situação emergencial você tenha recursos suficientes para dar conta do problema, já que quando estamos despreparados, em geral, o custo é alto.

Liberdade de escolhas

Quem possui reservas tem maior liberdade de escolhas. Assim, ao aplicar o 13º salário, o investidor além de aumentar suas reservas ainda amplia o seu universo de possibilidades.

Isso porque, caso apareça alguma oportunidade ou uma liquidação, você terá recursos suficientes para realizar o negócio sem precisar pegar dinheiro emprestado ou entrar no cheque especial e pagar juros, reduzindo – ou até eliminando – o benefício. Também poderá optar por ficar mais tempo numa viagem, por exemplo.

Realização de sonhos

Quando investimos nosso 13º salário também nos aproximamos da realização de nossos sonhos e objetivos, pois colocamos nosso dinheiro para trabalhar a favor deles.

Se definirmos como objetivo comprar uma casa de campo ou na praia daqui a cinco anos, por exemplo, ao realizar aportes extras anuais como o 13º poderemos adquirir o imóvel antes do prazo definido, ou ainda comprar um imóvel melhor no tempo estabelecido.

Investimentos regulares

Investidores disciplinados e que seguem um plano financeiro, aplicando um percentual da renda todos os meses, a cada semestre ou pelo menos uma vez por ano, alcançam seus objetivos antes dos investidores que esperam sobrar dinheiro para aplicar.

Os aportes regulares possibilitam que você invista a um custo médio, isso porque você investe tanto nos momentos de alta quanto nos de baixa e, dessa forma, não precisa se preocupar com o momento certo para aplicar. A regularidade das aplicações também se beneficia dos juros compostos, potencializando os ganhos no longo prazo.

Assim, se você não consegue investir todo mês ou manter uma regularidade nos aportes para seus investimentos, o seu 13º salário pode ser uma excelente oportunidade para atingir sua meta de recursos investidos no ano.

Oportunidade para se preparar para o futuro

Os jovens raramente pensam na aposentadoria, conforme apontou uma pesquisa do Projeto Sonho Brasileiro (2011). Segundo o estudo, se aposentar não está entre os principais objetivos individuais dos jovens, o que pode ser a razão de muitas pessoas chegarem à aposentadoria sem recursos para manter o padrão de vida.

O planejamento para a aposentadoria deve começar o quanto antes e quanto mais recursos destinarmos para este objetivo, maiores as chances de termos mais tempo para aproveitar a vida.

Em outra pesquisa realizada pelo HSBC em 17 países, O Futuro da Aposentadoria (2011), encontrou evidências de que o dinheiro que as pessoas guardam para a aposentadoria é suficiente para que mantenham o padrão de vida durante apenas 12 anos. No entanto, estima-se que as pessoas vivam quase o dobro de tempo, 23 anos, depois de se aposentarem.

Assim, investir anualmente seu 13º salário pode ajudá-lo a fazer parte do seleto grupo de aposentados que são capazes de manter o padrão de vida ao se aposentar.

E como aplicar o 13º salário?

Na Órama temos opções de investimentos para todos os perfis de investidores, desde os mais conservadores, indicados para quem busca segurança e rentabilidade acima da poupança, até os mais agressivos para os investidores que aceitam variações negativas de curto prazo para obterem altos retornos no longo prazo.

Nesse momento de incertezas e de dados econômicos piorando, minha sugestão é que você aplique seu 13º em produtos mais conservadores, como o Órama DI Tesouro Master, que rende mais que a poupança (cerda de 0,9% ao mês), nunca apresenta variações negativas, possui liquidez diária e é a forma mais prática e econômica para investir nos títulos do Tesouro Direto.

Mesmo depois de saber as razões pelas quais deveria aplicar seu 13º, se o que você tinha em mente era acertar as contas com este dinheiro, como, por exemplo, sair do cheque especial ou liquidar a fatura do cartão de crédito, vá em frente. Coloque suas contas em dia e inicie um plano de investimento para aplicar seu 13º de 2015.

Se você tiver dúvidas sobre em que investir o seu 13º, pode me mandar uma mensagem através do canal “Fale com a Sandra” que encontraremos juntos a melhor solução para seus objetivos, perfil de risco e recursos disponíveis.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *