5 Formas de Investir em Dólar

Compartilhe o post:

Enquanto os países desenvolvidos apresentam inflação baixa e o Japão atua bravamente para reverter o quadro de deflação, aqui estamos lutando para sobreviver aos preços cada dia mais caros. Em geral, nos períodos de inflação alta o investidor busca proteção para o seu poder de compra investindo em dólar.

Após dois anos seguidos de valorização da moeda americana e sabendo que o movimento vai continuar ascendente no médio prazo, muitos clientes têm me procurado para saber como aplicar em dólar e se este é um investimento que vale a pena. Por isso, neste post vou apresentar as formas de aplicação em dólar mais utilizadas para diversificar carteiras com o objetivo de proteção ou hedge, de valorização e também para ambos os propósitos.

Os riscos de investir em moedas

As moedas são ativos de renda variável. Em termos de risco, o investidor que aplica dinheiro em moedas corre o risco de mercado, ou seja, da variação de preço, sobretudo em momentos de volatilidade econômica.

As variações da moeda são impactadas por eventos mundiais 24 horas por dia e a tendência de alta ou de queda pode se reverter a qualquer momento, o que exige muito conhecimento e dedicação para realizar lucros.

Como investir em dólar

1) Fundos cambiais

Assim como a compra direta do dólar, os fundos cambiais atendem ao propósito de diversificar carteiras de investimento que buscam proteção para momentos de estresse maior nos mercados globais. Com este objetivo, o valor aplicado em um fundo cambial deve ficar entre 5% e 10% da sua carteira de investimentos.

Por outro lado, pessoas com planos para viajar ou que desejam passar alguma temporada fora do país devem considerar aportes em fundos cambiais. As taxas de administração cobradas por estes não costumam ser altas, pois, em geral, são fundos passivos, ou seja, seguem um determinado índice e por isso não empregam um trabalho intenso de gestão.

2) Comprar o papel moeda

Comprar papel moeda é uma maneira de diversificar seus investimentos com alguma proteção para grandes crises. Entretanto, guardar este dinheiro em casa pode ser perigoso. Além disso, enquanto seus dólares estão dentro do seu cofre ou escondidos naquele cantinho do seu armário, eles ficam parados e por isso acaba sendo um dinheiro que não está trabalhando a seu favor.

A compra de moeda estrangeira só é recomendada para pessoas que pretendem viajar ou querem adquirir algum produto importado. Nestes casos o ideal é que as compras sejam feitas aos poucos para que se consiga uma boa cotação média.

Ao comprar dólares numa corretora de câmbio paga-se taxa e perde-se na diferença entre o preço de compra e venda da moeda.

Fundos cambiais e compra direta do dólar não são recomendados para valorização de carteiras de investimentos, pois são ativos muito voláteis. Dessa forma, ainda que apresentem tendência de alta no médio prazo, a valorização esperada não compensa o risco diante do patamar atual da nossa taxa de juros.

3) Opção via fundos multimercado

A forma mais eficiente de ganhar com dólar, na minha opinião, é investindo em fundos multimercado selecionados. Estes produtos operam uma série de ativos, como ações, commodities, juros e, é claro, moedas.

Com equipes de especialistas, avaliam os melhores momentos para comprar e vender as moedas. Assim, em um momento que não é favorável, o fundo não investe em câmbio, no entanto, tem informações e agilidade para montar posição assim que a tendência mudar.

 4) Ações de empresas que operam no mercado internacional

Adquirir ações de empresas exportadoras, como a Vale e as empresas de papel e celulose, também pode ser uma maneira de conseguir ganhos com dólar indiretamente.

Suas receitas e lucros derivam de operações com países estrangeiros e são maximizadas quando o dólar valoriza. Isto acontece porque as receitas são convertidas para reais para fins de registros financeiros, e um dólar mais forte resultará em ganhos com o câmbio.

Porém, é preciso selecionar boas empresas, ter disciplina e foco de longo prazo para alcançar ganhos. Isso para quem não tem muito conhecimento e tempo pode acabar sendo perigoso. Em muitos casos, a melhor solução é investir em fundos que aplicam nessas empresas e delegar o trabalho de acompanhamento e compra para o gestor do fundo.

5) Ações de empresas estrangeiras negociadas na Bovespa

Outra maneira de ganhar indiretamente com o dólar é investindo em BDRs que são certificados de ações de empresas estrangeiras negociadas na BMF&Bovespa.

Entre as pessoas físicas, apenas os investidores com aplicações financeiras superiores a R$ 1 milhão podem negociar estes papéis. A maneira mais prática de investir em BDRs é aplicar através de fundos que operam esses ativos.

Como investir no exterior

Além das cinco formas de investir em dólar que citei acima, o investidor também pode aplicar diretamente no exterior. Fora do país há uma enorme quantidade de produtos financeiros disponíveis, entretanto mandar dinheiro para fora e aplicar no exterior também tem suas dificuldades. Para entender melhor, leia o post Investir no Exterior Vale a Pena? que escrevi sobre o assunto.

Caso, você ainda tenha alguma dúvida sobre a composição de sua carteira de investimentos e se vale ou não a pena investir em dólar, acesse o nosso atendimento, no site da ÓRAMA.

Compartilhe o post:

Posts Similares

8 Comentários

  1. Concluí que, como pequeno iniciante, melhor ficar sem comprar pois as corretoras e casas de cambio ali da esquina vão me tirar o lucro não?

    1. Oi, Lucas. Tudo bem? Nos envie um contato para te auxiliarmos. Se preferir, entre em contato conosco através do número (21) 3797-8000. Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas 🙂

  2. Tenho 70.000,00 e gostaria de investir , quero saber melhor retorno, rentabilidade e que o dinheiro posso ficar por um ano ou dois.

    1. Oi, Jose. Tudo bem? Para começar, precisamos traçar os seus objetivos e o seu perfil investidor. Por isso, nos envie um contato para te auxiliarmos ou ligue para o nosso atendimento (21) 3797-8000. Se preferir, nos envie um contato para falarmos com você. Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *