Os Investimentos em Abril de 2015

Compartilhe o post:

O Ibovespa foi o grande destaque em abril. O principal índice de ações do mercado brasileiro registrou forte alta de 9,93%. O excelente resultado é explicado, sobretudo, pelo desempenho das ações preferenciais de Petrobras e Vale, que subiram ,respectivamente, 34% e 21,4%.

O resultado dos papéis da Petrobras é consequência da divulgação do balanço de 2014 e da expectativa do resultado do primeiro trimestre de 2015. Já a Vale, apesar de ter divulgado prejuízo no primeiro trimestre, subiu diante da melhora nos preços do minério de ferro e dos estímulos da economia chinesa.

Dólar

Outro fator que contribuiu para a boa performance do Ibovespa foi a diminuição da aversão ao risco nos mercados internacionais. Este fato também contribuiu para a desvalorização do dólar americano frente às principais moedas internacionais. O real valorizou 5,72% em relação ao dólar – maior alta entre às moedas que acompanhamos.

Juros

No mercado de juros, as taxas negociadas para os títulos com vencimento de curto prazo subiram um pouco em relação às do mês de março, diante das expectativas de inflação mais alta para 2015. Em contrapartida, as taxas negociadas para os títulos mais longos cederam com a entrada de recursos de estrangeiros no país. O CDI em abril rendeu 0,95% e a Poupança, 0,61%

Os melhores Fundos Órama do mês de abril foram:

Órama Bolsa Mid Large Small Cap – 5,81%

Órama Bolsa Mid Large Small Cap é um fundo passivo que combina os índices Mid large Cap, que subiu 9,42%, e o Small Cap, que subiu 3,03%. A alta do índice Mid Large Cap é explicada pelas valorizações das ações de Petrobras e Vale, que estão entre as maiores participações do índice.  A alta do índice Small Cap não foi tão expressiva e os destaques negativos foram Totvs, Brasil Properties e Cyrela.

 Órama Rio Bravo Fundamental – 5,54%

A excelente performance do fundo Órama Rio Bravo Fundamental é resultado do investimento em Cetip, Cosan e Itaú. As ações do Itaú subiram diante do bom resultado do primeiro trimestre divulgado pelo banco.

Órama Quest Ações – 5,12%

O resultado do Órama Quest Ações é explicado por suas principais posições em Itausa e Bradesco e também em Petrobras.

Órama BNY Mellon ARX Income – 4,47%

A rentabilidade do Órama BNY Mellon ARX Income também é explicada pela valorização ações de Itausa, Bradesco e Petrobras que compõe a carteira do fundo.

Órama JGP Equity – 4,33%

O desempenho das ações dos setores financeiro, consumo e materiais básicos, setores nos quais o Órama JGP Equity concentra suas principais posições, explicam a rentabilidade do fundo.

Perspectivas para Maio e recomendações para seus próximos investimentos:

A volatilidade deverá continuar presente nos vários mercados, tanto devido a fatores externos quanto a domésticos. Isso sugere cautela na migração para ativos de maior risco. Ainda assim, estamos otimistas com a melhora dos resultados dos investimentos, incluindo a recuperação do mercado de ações.

Para os investidores conservadores

Com mais uma alta da Selic, que foi elevada para 13,25%, o Órama DI Tesouro Master é uma excelente escolha para investidores conservadores e para aplicar as reservas para emergência. O Órama DI Tesouro Master é um fundo ultra conservador que rende mais que a poupança independentemente do período em que os recursos ficarem aplicados.

Para os investidores moderados

Minhas indicações para quem tem um horizonte de aplicação de cerca de três anos e entende que variações de curto prazo podem ocorrer em troca de rentabilidades melhores no médio prazo são: os fundos Órama Opportunity Total, Órama BTG Pactual Hedge Plus, Órama Inflação. E, para aqueles que são clientes Órama PRO, o fundo Brasil Plural Equity Hedge 30.

Para os investidores agressivos

Para os investidores que aceitam se expor mais ao risco em troca de melhores retornos, minha sugestão são os fundos Órama JGP Equity, Órama Pacifico Ações e Órama Bogari Value. Os clientes Órama Pro também podem aplicar no fundo BTG Pactual Dividendos.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *