Sucessos e fracassos – 4 livros sobre empreendedores e suas lições

Compartilhe o post:

Para quem não é muito de ficar colorindo, a equipe Órama selecionou quatro livros para ler mesmo. São sobre trajetórias de empresários contemporâneos, que deixaram suas marcas e polêmicas no mundo dos negócios e finanças.

 

1) Bola de Neve (Ed. Sextante, 2008) – A escritora americana Alice Schroeder foi não só autorizada, como também escolhida, pelo próprio Warren Buffet, o “Gênio de Omaha”, para contar sua vida em detalhes. Não faltam histórias nas quase mil páginas do livro, como a de quando foi conhecer Wall Street como presente de aniversário quando tinha apenas 10 anos de idade. Guru entre investidores, o excêntrico Buffet revela, além de lições de empreendedorismo e disciplina, seu lado humano e dificuldades no convívio social.

 

2) Sonho Grande (Ed. Sextante, 2013) – De autoria da jornalista Cristiane Correa, o livro conta o que há por trás da história de três dos mais destacados empresários do Brasil contemporâneo. O método de gestão de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira é o fio condutor da leitura, que contempla as aquisições de gigantes como Heinz, Budweiser e Burger King. O modus operandi dos empresários, na estrada há décadas, envolve redução de custos e estratégias agressivas. Marcas como Garantia, JP Investimentos, Brahma, Ambev e Lojas Americanas, entre outros, são parte do mosaico que ajuda a entender a projeção mundial do trio. A fome dos protagonistas por negócios, no entanto, já “desatualizou” o livro, que não tem, por exemplo, o case da Kraft Foods, adquirida em março deste ano.
3) Steve Jobs (Ed. Companhia das Letras, 2011) – Excêntrico, revolucionário, criativo, obstinado, perfeccionista, louco, grosseiro, traiçoeiro. Empreendedor, é claro. Assim é retratado o fundador que carregava a alma da Apple, Steve Jobs, multifacetado como os produtos e a cultura tecnológica que ajudou a fomentar. Pouco afeito a banhos em determinada época da juventude, o californiano, que morreu precocemente de câncer em 2011, aos 56 anos, deixou vivências de sobra, parte delas esmiuçadas nas cerca de 600 páginas pelo brilhante biógrafo (autorizado) Walter Isaacson, craque na descrição de gênios e dos universos que os cercam.

 

4) Tudo ou Nada (Ed. Record, 2014) – Quem joga pôquer é capaz de entender, já a partir do título, o espírito do controverso e excêntrico Eike Batista, que foi do céu ao inferno em poucos anos com seu caleidoscópico Império X. Com uma linguagem de novela, estruturada muitas vezes em narrativa de suspense, o livro escrito pela jornalista Malu Gaspar é uma aula sobre o mundo de negócios e a economia do Brasil. A partir de um exaustivo trabalho de apuração, Malu retrata bastidores , inveja, admiração, ódio, erros, má fé, omissão e cumplicidade na história daquele que já foi tido como o sétimo homem mais rico do mundo. Neste relato totalmente não autorizado pelo protagonista, há trechos que lembram casos de realismo fantástico.

 

Aproveite as dicas e mande um email para blog@orama.com.br, dizendo qual destes é o seu preferido.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *