Panorama Semanal 23/11/2015 até 27/11/2015*

Compartilhe o post:

A semana foi marcada pelas ações da Polícia Federal, no âmbito das investigações da Lava Jato. As prisões, decretadas pelo STF, do senador petista Delcídio Amaral, do banqueiro André Esteves e do empresário e pecuarista José Carlos Bumlai geraram forte impacto.  Já a sessão para a análise da conduta do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, foi adiada.

Houve forte aversão ao risco na quarta-feira, com alta do dólar e queda da Bolsa. A cotação da moeda americana foi  influenciada também pelo mercado externo. Na quinta-feira, porém, com o mercado mais tranquilo, o dólar fechou quase estável, a R$ 3,747. Já o Ibovespa obteve ligeiro ganho (0,6%) com a recuperação das ações dos bancos.

Com tantos componentes políticos, ficam em segundo plano e ameaçadas as medidas de ajuste fiscal no Congresso. Para analista da agência de rating Fitch, o Brasil é o emergente mais vulnerável a perder o grau de investimento, justamente pela questão fiscal. Em outubro, o governo central (Tesouro, Previdência Social e BC) registrou um déficit de R$ 12,2 bilhões.

Um fato econômico importante nesta semana foi a decisão do Copom de manter a Taxa Selic em 14,25% ao ano, mas com dois diretores do BC tendo votado por uma alta de 0,5 ponto percentual. Alguns agentes interpretaram o fato  como uma probabilidade maior de alta nos juros na próxima reunião do comitê. Isso porque a inflação continua sendo uma forte preocupação na economia. Enquanto a Petrobras pressiona por um reajuste na gasolina, os analistas já estimam o IPCA acima do teto da meta no ano que vem.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal da Órama.

Dados atualizados até 11h00 de 27/11.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *