10 passos em 2016

Compartilhe o post:

Alguém já disse que o objetivo do Ano Novo não é “ganhar” um novo ano, mas sim uma nova alma. É com esse espírito, de renovação e mudança, que a equipe Órama selecionou 10 resoluções para que 2016 seja o ano da virada, pelo menos na área financeira. São dicas simples, mas valiosas.

1- Autoconhecimento: descubra o seu gasto mensal.

É grande o número de pessoas que não sabe o quanto gasta por mês. O ideal é fazer uma planilha básica de receitas e despesas. Classificar as despesas (alimentação, transporte, educação, condomínio, aluguel etc) é uma boa. Não se esqueça de gastos anuais (IPVA, IPTU, seguros) e também das receitas anuais (13º salário, férias etc).

2- Dieta: identifique onde é possível cortar despesas.

Depois de mapeadas, as despesas são mais fáceis de serem classificadas e, consequentemente, eliminadas. Renegocie o pacote de celular, de TV por assinatura, troque aparelhos eletrônicos que “comem” energia, avalie seu meio de transporte, pesquise nos supermercados etc (aqui há muitos etcs).

3- Respeito ao ambiente: recicle.

Segure o consumo. Em tempos de crise, não abuse, não se endivide, não aja por impulso. Pense se precisa mesmo de um novo item antes que ele invada o seu armário.

4- Olhe ao redor: avalie se seu emprego está em risco.

Ninguém é insubstituível nem está imune à crise. Procure identificar os riscos do setor onde você trabalha, se está mais ou menos vulnerável ao cenário atual. E as oportunidades: com as Olimpíadas no Brasil, alguns setores devem se beneficiar. Qualifique-se, tire projetos da gaveta, valorize-se.

5- Interação: converse com a família.

De nada adiantam os 4 passos acima, se não houver cumplicidade entre os integrantes da casa. Todos precisam apoiar e contribuir para a otimização das finanças. Crianças surpreendem nessas horas e são aliados importantes.

6- Exercícios: equilibre as contas.

Feito o “dever de casa”, o objetivo é que as receitas mensais sejam maiores ou iguais às despesas. Isso é fundamental. Adeque-se. Se houver dívidas, renegocie com os credores, para que as parcelas caibam dentro do mês.

7- Meta: invista.

Se você chegou até aqui, parabéns. Agora, a desejada sobra de dinheiro mensal deve ser direcionada para bons investimentos. Nada terá valido a pena se os recursos forem, por exemplo, para a poupança, que não ganha nem da inflação atualmente.

8- O caminho: escolha onde investir.

Antes de escolher os produtos em que vai investir, é importante conhecer a instituição onde confiará o seu dinheiro e as condições oferecidas. Avalie profundamente a equipe, os serviços oferecidos, as taxas cobradas. Nem sempre (ou melhor, quase nunca) “um cafezinho” com o gerente de um banco é motivo para deixar seu suado dinheirinho por lá. Seja racional.

9- Perfil e objetivos: em que investir?

Considere se o seu perfil é mais ou menos agressivo, o tempo que quer “esquecer” o dinheiro na aplicação e o objetivo de deixar suas economias rendendo (viagem, imóvel, estudo, segurança etc). Esse retrato já é meio caminho andado para escolher o ativo em que vai investir. Muitas instituições contam com consultores especializados que podem ajudar nessa tarefa.

10- A regra de ouro: diversificação.

Muito embora dez entre dez consultores aconselhem a renda fixa como a “queridinha de 2016” (com os juros brasileiros nas alturas, é um investimento rentável e garantido), há outras oportunidades interessantes. Carteiras que embutem um percentual de risco podem recompensar. Para quem deseja esse tipo de diversificação, na Órama temos Fundos Multimercado com bons históricos, como o Órama Gávea Macro e o Órama Opportunity Total.

 

Para ajudar nessas resoluções de Ano Novo, a Órama coloca à disposição de seus clientes não só selecionados investimentos, como simuladores avançados e uma equipe de consultores especializados. Além disso, oferece conteúdo gratuito e de qualidade, como o eBook de Renda Fixa.

 

Cadastre-se e comece a investir, afinal 2016 já começou.

 

Feliz Ano Novo!

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *