Os Investimentos em Dezembro de 2015

Compartilhe o post:

Os melhores fundos Órama em dezembro de 2015 foram:

1. Órama Ouro – 2,42% 

O Fundo mais rentável em dezembro foi o Órama Ouro, com valorização 2,42%. O Fundo foi o destaque de 2015, apresentando o excelente retorno de 28,74%, devido à alta do dólar, pois o preço do ouro no mercado internacional depreciou 10% no ano. Como a cotação do ouro no Brasil tem o impacto da variação cambial, o Fundo se beneficiou com a elevação da cotação da moeda americana. Como a tendência do dólar é de alta, as expectativas para o ouro é que o metal continue perdendo valor, podendo chegar a menos de US$ 1.000 por onça. O ouro, em geral, segue na direção contrária do dólar. A demanda pelo ouro aumenta, assim como o seu preço, em momentos de instabilidade internacional, é um ativo utilizado como proteção contra incertezas globais.

2. Órama Inflação – 1,82%

A performance do Fundo Órama Inflação de dezembro, +1,82%, se deve à valorização das NTN-Bs com vencimento de curto prazo que compõem a carteira do Fundo, em função da manutenção do quadro de incertezas e inflação alta. No ano, a rentabilidade acumulada foi de 15,85%.

3. Órama BTG Pactual Hedge Plus – 1,39%

A rentabilidade do Órama BTG Pactual Hedge Plus em dezembro foi de 1,39% e as maiores contribuições para o bom desempenho do Fundo vieram das posições nos mercados de juros e cambial. O ótimo resultado do Fundo em 2015, de 17,05%, é atribuído às aplicações em títulos, contratos futuros e moedas.

4. Órama SPX Nimitz – 1,36%

O fundo Órama SPX Nimitiz apresentou um bom resultado em dezembro, +1,36%. Com uma carteira bem diversificada nos mercados de juros, moedas, bolsas doméstica e internacional e commodities, o Fundo ainda acumulou alta de 26,13% no ano.

5. Órama BTG Pactual Local – 1,34%

Com a mesma estratégia do  Órama BTG Pactual Local, no mercado doméstico de juros, moedas e ações, o fundo Órama BTG Pactual Local apresentou um retorno de 1,34% em dezembro, e acumulou 14,61% no ano.

Também se destacaram no ano os Fundos Votorantim Cambial e Brasil Plural Equity Hedge.

O Votorantim Cambial teve o melhor desempenho da nossa plataforma no ano, seu retorno se deve a forte valorização do dólar frente ao real. Fechou em dezembro em alta de 1,91% e 2015 com valorização de 49,56%.

O retorno do Brasil Plural Equity Hedge em dezembro foi de 1,63%, acumulando uma alta de 16,69% no ano. Lembrando que o Fundo está fechado para novas aplicações.

Recomendações de Investimentos

Dada a conjuntura, para o ano de 2016, sugiro manter o viés conservador nos investimentos, dando preferência aos Fundos de Renda Fixa e Multimercado de baixa volatilidade. O visibilidade para o cenário futuro não é clara, por isso, é melhor dar preferência aos investimentos menos arriscados para evitar surpresas negativas, resultantes de acontecimentos no cenário doméstico ou global.

O Órama DI Tesouro Master ou JP Morgan Income Class, são fundos com liquidez diária, são fundos de renda fixa conservadores e com liquidez diária.

O Sparta Top é um Fundo de renda fixa com crédito privado, mas de baixo risco. A retorno esperado do fundo fica entre 106% e 110% do CDI.

O Opportunituy Total ou Órama Opportunity Total aplica nos mercados de juros, cãmbio e ações, aproveitando as oportunidades do momento; É um Fundo de risco moderado, mas apresentou uma boa performance em 2015.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *