Panorama Semanal – 08 a 12 de Fevereiro

Compartilhe o post:

No Brasil, a semana foi curta por causa do carnaval, mas nem por isso houve refresco. O cenário global continua avesso ao risco, com incertezas e fortes quedas das bolsas mundiais.

O barril do petróleo chegou a cair abaixo de US$ 28. As ações dos bancos, sobretudo na Europa, despencaram. No Japão, crescem as preocupações com o iene, e a Bolsa de Tóquio teve a maior perda semanal desde a crise.

Economistas e governo têm se mostrado preocupados quanto à eficácia da adoção de taxas de juros negativas. Nessa conjuntura de crise, nos EUA, Janet Yellen, a presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central americano), disse que elevação gradual dos juros pode ser mais lenta do que o esperado.

No Brasil, de acordo com o Focus, pioraram as expectativas do mercado. A projeção da inflação este ano subiu de 7,26% para 7,56%.

No cenário político, o mundo volta os olhos para os debates eleitorais nos Estados Unidos. No plano doméstico, seguem notícias, no âmbito da Lava Jato, sobre as investigações envolvendo o nome do ex-presidente Lula. E crescem as preocupações com o Zika vírus neste ano olímpico.

Assim, na quinta-feira, o dólar comercial fechou cotado a R$ 3,984 (+1,21%) e o Ibovespa recuou 2,62%, para 39.318 pontos.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal da Órama.

Dados atualizados até 11h30 de 12/02.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *