Como preparar o orçamento para ser mãe

Compartilhe o post:

Em homenagem ao Dia das Mães, nossa consultora de investimentos, Sandra Blanco, escreveu um artigo para o portal ADVFN com dicas para as mães prepararem o seu orçamento para cuidar dos filhos.

Confira:

Entrando no clima de comemoração do Dia das Mães, escrevi um post para essas mulheres especiais – grupo no qual eu me incluo, pois tenho duas filhas (adolescentes). Qual a relação das mães com o mercado financeiro? O futuro dos seus filhos.

Existe presente maior para uma mãe do que poder oferecer a seus filhos boa educação e conforto? Só que para bancar esses custos é preciso guardar um bom dinheiro.

A seguir, vou comentar os desafios enfrentados pelas mães na missão de construir um colchão de segurança para seus filhos.

Recursos para as emergências
Despesas extras e situações não planejadas são bastante frequentes na vida de quem tem filhos, de tal maneira que até parecem rotineiras. Para contornar os imprevistos e superar os acidentes de percurso, é recomendado formar uma reserva financeira.

Em ambiente de inflação pressionada, com os preços dos produtos e serviços em alta, é mais difícil manter o controle dos gastos. Todavia, é possível organizar as finanças e formar um colchão de segurança com disciplina.

Os recursos para as emergências devem ser investidos em aplicações de baixíssimo risco e liquidez diária. Considere o valor mínimo dessa reserva igual a seis vezes os gastos mensais, mas entre 12 e 20 vezes é o ideal.

As famílias com empregos mais seguros podem manter um valor de 12 vezes os gastos mensais. No entanto, devido à conjuntura econômica, ou para as mães que são profissionais liberais ou autônomas, o valor de 20 vezes os gastos mensais é mais recomendado.

Previdência Privada e Seguro
Aquelas que estão formando uma família e ainda não conseguiram constituir a reserva mínima para as emergências podem contratar um plano de previdência privada ou um seguro e compartilhar a responsabilidade financeira com uma instituição.

Existem várias opções disponíveis, e mesmo um plano básico no banco onde você tem conta corrente é traduzido em segurança. Pesquise e simule nos respectivos sites, escolha aquele plano que cabe no seu bolso e ainda atenda às suas necessidades e às de seus dependentes financeiros.

Horizonte de longo prazo

Quem começa a pensar no futuro dos filhos, assim que eles nascem ou quando eles ainda são apenas planos, pode aplicar em produtos de maior risco e obter maiores retornos, dado o horizonte de longo prazo, entre dez e 15 anos.

Investindo em Fundos Multimercado, Fundos de Ações ou Fundos atrelados ao IPCA (índice de inflação), pode-se alcançar retornos superiores aos rendimentos da Renda Fixa no longo prazo. Em finanças, as aplicações com maior risco são as que têm maior retorno esperado.

Investimentos regulares
Com a disciplina de aplicar mensalmente, é possível acumular um valor significativo no horizonte de longo prazo, dado o efeito multiplicador dos juros compostos, ou seja, dos juros sobre juros.

Com R$ 1 mil por mês, é possível acumular mais de R$ 80 mil em 5 anos.

Para finalizar
Não esqueça que o valor que você acumulou para proporcionar uma vida segura para seus filhos poderá fortalecer a sua reserva para a aposentadoria.

Se você passou para eles bons princípios, deu bons exemplos e ofereceu-lhes boa educação, quando eles começarem a voar sozinhos as obrigações vão diminuir. Assim sendo, aquelas que são disciplinadas e formam uma boa reserva poderão revertê-la em beneficio próprio.

Disciplina e organização são os principais pilares da segurança financeira, e as mulheres costumam ser muito boas nisso.

E um feliz Dia das Mães!!!

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *