Para o bolso e para o país: o potencial das debêntures incentivadas

Compartilhe o post:

Você sabe o que são debêntures? E debêntures incentivadas? Ou, ainda, um fundo de debêntures incentivadas? E você sabe que pode ganhar dinheiro investindo nesse fundo? E ainda ajudar no fomento da infraestrutura brasileira?

Vamos, então, por partes.

Debêntures são títulos de crédito de médio e longo prazos emitidos por empresas. Equivalem a empréstimos que as companhias fazem, com o direito de crédito para os detentores desses papéis. A emissão de debêntures se transformou num dos principais instrumentos de captação de recursos por parte das empresas.

Já o mercado de debêntures incentivadas surgiu como uma solução de financiamento de longo prazo para os projetos de infraestrutura no Brasil. Como são incentivados pelo governo, esses títulos oferecem benefícios fiscais para quem investe. Assim, se você tem uma debênture incentivada em mãos, significa que não pagará imposto de renda sobre os rendimentos da aplicação.

O objetivo do governo, ao criar esse novo mercado, foi o de aumentar a participação privada no fomento ao crescimento do país. Com a perspectiva conjuntural de corte de juros pelo Banco Central e a expectativa de retomada da economia, muitos analistas avaliam como promissores os projetos de infraestrutura pelo país nos mais diversos setores.

Como consequência, existem hoje produtos interessantes relacionados às debêntures incentivadas, como os fundos. Montar esse tipo de fundo envolve um trabalho qualificado de gestão, ou seja, a escolha e o acompanhamento dos melhores papéis, emitidos pelas melhores empresas, para compor a carteira em que o cotista vai investir.

Na Órama, o fundo Órama Debêntures Incentivadas é uma excelente opção para todos os perfis, permitindo diversificação da carteira e maximização da rentabilidade. Além da isenção fiscal, a taxa de administração é mínima, de 0,9% ao ano. Outra vantagem é a aplicação inicial de apenas R$ 1 mil.

Importante destacar também que o fundo da Órama preserva o poder de compra do investidor, já que persegue a superação do índice IMA-Geral, investindo em ativos IPCA+. Traduzindo, busca um ganho além da inflação.

“É um produto muito interessante para vários perfis, com excelentes condições, como a isenção do IR. E, ainda, é um produto de incentivo à infraestrutura, à economia do país”, avalia a consultora de investimentos da Órama Sandra Blanco.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *