Estratégia Long Biased

Compartilhe o post:

O que é?

A estratégia long biased consiste na filosofia de que não é preciso ter 100% do patrimônio comprado em ações para se alcançar valorização superior ao índice de referência do mercado acionário ou retornos reais no longo prazo. O tamanho da exposição comprada vai depender da disponibilidade de boas oportunidades. Quanto maior potencial de alta, maior o tamanho da posição comprada e vice-versa.

Os fundos long biased funcionam como um combinado de fundo de ações tradicional, com posições compradas para obter resultados no longo prazo, e de fundo long & short neutro, para aproveitar as oportunidades ou quando o mercado estiver mais caro. No entanto, o fundo também pode manter percentual vendido, quando entende que o preço de determinada ação está muito elevado e deverá cair.

A exposição líquida desses fundos é sempre positiva, em geral, entre 40% e 80%. Por exposição líquida entende-se a diferença entre posições compradas e vendidas. Então, se o percentual de ações compradas equivale a 80% do patrimônio e o de vendidas, a 20%, a exposição líquida do fundo está corresponde a 60%. Isso significa que o investidor estará incorrendo em risco menor do que o mercado acionário. Utilizando ainda esse exemplo, a exposição bruta nesse caso seria de 100%, resultado de 80% de posições compradas mais 20%, de vendidas. Os fundos long biased podem apresentar exposição líquida acima de 100%.

 

Seleção de ações

Em geral, as carteiras dessa categoria de fundos são bem diversificadas nos vários setores da economia. As ações para compra ou para venda são selecionadas com base em análise fundamentalista das empresas. A análise macroeconômica pode contribuir com informações para a seleção também.

 

Retorno esperado

Os fundos que empregam a estratégia buscam obter retornos absolutos no longo prazo, ou seja, retornos anuais médios positivos e expressivos acima da inflação.

Como os recursos dos fundos com estratégia long biased são alocados principalmente em ações, em geral, a classificação tributária do fundo é de ações. Nesse caso, a alíquota de IR é de 15% e só incide no momento do resgate, parcial ou total.

 

Vantagens

Historicamente e no longo prazo, o mercado acionário se move em trajetória ascendente, indicando que as exposições compradas levam a maiores retornos.

Outra vantagem são as operações de proteção que ajudam a preservar o capital em ciclos desfavoráveis para o mercado acionário ou frente a eventos inesperados ou avaliados como pouco prováveis como, por exemplo, a eleição de Trump à presidência dos EUA. As proteções são semelhantes à compra de seguro e utilizadas para redução de risco.

 

Perfil do investimento

É uma opção para investidores experientes e de perfil arrojado, que buscam altos retornos no longo prazo. No entanto, atende também aos investidores de perfil moderado que procuram um produto de renda variável diferenciado.

Indicado para quem tem como objetivo a aposentadoria ou a educação dos filhos.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *