Os melhores investimentos para as mulheres

Compartilhe o post:

Vários estudos confirmam que a biologia e a psicologia femininas contribuem para que sejamos bem sucedidas nos investimentos também. Embora, ao pensar nos grandes investidores, só nomes de homens nos venham à mente – Warren Buffett, George Soros ou Benjamin Graham – podemos ganhar, sim, muito  dinheiro.

Características que favorecem as mulheres como boas investidoras

Nos EUA, uma plataforma que utiliza robô para recomendar os investimentos de acordo com o perfil do investidor revelou que as mulheres mudam os investimentos 20% menos frequentemente do que os homens. Esse percentual significa uma boa economia em custos de transações ao longo do tempo. E mais, grande parte dos homens costuma fazer grandes mudanças em suas carteiras, chegando a migrar de 100% em ações para 100% em renda fixa ou vice-versa.

A Vanguard e a Fidelity encontraram evidências de que as mulheres, apesar de ganharem menos, poupam um percentual maior dos seus salários (7% contra 6,8% no estudo da Vanguarda e 8,3%, contra 7,9% na Fidelity). A Comissão de Valores Mobiliários da Austrália divulgou uma pesquisa na qual encontrou evidências que 39% das mulheres tinham reservas, em comparação a 25% dos homens.

Os estudos mencionados não foram realizados Brasil, mas vou utilizar seus resultados para concluir que as mulheres mudam menos de posições, poupam mais e completam o ciclo de uma estratégia de investimento. Possuem, portanto, excelentes qualidades como investidoras.

A importância do dinheiro da mulher

A contribuição da renda da mulher no orçamento familiar não é mais apenas um complemento. Sua receita é determinante, sobretudo nos lares onde são chefes de família. Só que as estatísticas sobre investimentos e segurança financeira apontam que a mulher continua investindo de modo conservador.

Com a Reforma da Previdência a caminho, o objetivo de criar um colchão de segurança se tornou ainda mais desafiador para as mulheres. Por isso, é preciso aplicar o dinheiro com muita eficiência e incluir investimento com risco.

Investimentos conservadores | só a reserva para emergências

Estudos também já comprovam que as mulheres são conservadoras somente quando se trata de investimentos que não conhecem. Então, por mais curiosas e dedicadas que sejam, enquanto não se sentirem confortáveis com os riscos que estão embutidos, vão preferir sempre os investimentos mais seguros.

No começo, isso é ótimo, pois é onde deverão investir suas reservas para emergências. Esse dinheiro vai ser a base dos seus investimentos. O valor máximo que precisa ter aplicado nessa categoria é de seis vezes a sua renda ou gastos mensais. Por exemplo, se a renda mensal for R$ 2.000, o recomendado é ter pelo menos R$ 12.000 aplicados em reservas para emergências.

Se colocar 10% do salário embaixo do colchão todo mês, vai levar 60 meses (cinco anos) para constituir a reserva. Porém, se aplicar em Fundos DI com baixa taxa de administração ou comprar títulos do Tesouro, no caso, o Tesouro Selic, em pouco mais de quatro anos terá o valor suficiente para manter a rotina da casa e da família em caso de algum imprevisto.

O retorno esperado do dinheiro aplicado nessa categoria de investimento não é alto, mas o rendimento é consistente e o acesso é livre, fatores essenciais quando se está formando o colchão de segurança.

Carteira balanceada | para aumentar o poder de compra

Após constituir a base para segurança financeira, é preciso começar a diversificar os investimentos para obter ganhos que superem a taxa básica de juros e se proteger contra a Inflação, que é a alta dos preços ao longo dos anos.

Hoje, a inflação está sob controle e ainda vai continuar desacelerando até voltar para o centro da meta, mas no futuro o real vai valer menos do que hoje. Só com investimentos rigorosamente escolhidos é possível incrementar o poder aquisitivo

Planos de previdência:  Podem ser o passo inicial para diversificar a carteira de investimentos e pensar no futuro, pois permitem a aplicação de valores reduzidos e dão acesso a fundos de investimentos de perfil moderado.

Fundos Multimercado: São outra opção para diversificar. Em geral, pode-se conseguir rentabilizar os recursos na faixa de 1% ao mês, em média, no médio e longo prazos.

Com esses investimentos, você vai poder planejar a compra do primeiro carro e também do primeiro imóvel.

Investimentos em ações | para mudar de patamar

Só com investimentos em ações e fundos de ações se ganha dinheiro de verdade. Para isso, só precisamos dar tempo ao tempo, pois são aplicações de longo prazo.

Investir em renda variável requer disciplina, pois os períodos de baixa, devido a realizações de lucros ou crises, são inevitáveis e imprevisíveis. Pode também acontecer de o mercado acionário estar bem, mas uma determinada empresa ou um setor ser afetado por uma razão específica. Por isso, para minimizar o risco, deve-se diversificar, e os fundos de ações trazem essa vantagem no pacote.

Como você não deve investir todo o seu dinheiro em ações, o risco também acaba sendo limitado.

O dinheiro investido sistematicamente em renda variável poderá custear o estudo universitário do seu filho ou o primeiro carro dele. Assim como permitir que você tenha uma aposentadoria confortável. As mulheres vivem, em média, oito anos mais do que os homens, precisarão de dinheiro para se sustentar.

Concluindo

Diversificação e investimentos adequados para cada objetivo são a chave do sucesso. As plataformas digitais são um excelente instrumento de orientação e de informações, essenciais para a mulher conhecer mais sobre onde seu dinheiro será aplicado.

Se temos as características que os grandes investidores possuem, vamos nos beneficiar delas e fazer os melhores investimentos.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *