Panorama Semanal de 8 a 12 de maio

Compartilhe o post:

Curitiba foi o centro das atenções. O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, na capital paranaense, gerou reações a favor e contra o petista, com fortes ecos na imprensa.

No depoimento, Lula afirmou que não é dono do tríplex do Guarujá e se disse inocente das acusações. Sobre o esquema de corrupção na Petrobras, alvo da Lava Jato, disse que não sabia de nada.

No Congresso, avançou o projeto que dá socorro aos estados endividados. O texto teve a votação concluída na Câmara e agora vai ao Senado. Se for sancionado pelo presidente Michel Temer, dará um alívio de três anos para pagamento das dívidas junto à União.

Na economia, destaque para a inflação e os juros. Em abril, o IPCA desacelerou para 0,14%, a menor taxa para o mês desde 1994. Em 12 meses, o índice oficial da inflação no país acumula 4,08%, abaixo do centro da meta deste ano.

Desta forma, o próximo corte na taxa de juros pode ser maior que 1 ponto percentual. De acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a Selic será cortada “até onde for possível”.

Na atividade, destaque para os dados ruins no comércio. Houve recuo de 1,9% na atividade em março, frente a fevereiro. Em comparação a março de 2016, a queda foi de 4%.

Nos Estados Unidos, demissão de diretor do FBI intensificou protestos contra o presidente Donald Trump. Dias antes de ser demitido, ele solicitou dados sobre a interferência russa na eleição presidencial.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 0,28%. O dólar caiu 0,64%, cotado a R$ 3,146.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 12/5, às 9h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *