PANORAMA SEMANAL DE 19 A 23 DE JUNHO

Apesar dos escândalos políticos, o presidente Michel Temer manteve a sua viagem ao exterior para falar sobre oportunidades de negócios para o país. Em encontro com o presidente russo Vladimir Putin, foram assinados acordos bilaterais e discutida a recuperação econômica do Brasil. Já na Noruega, a primeira-ministra, Erna Solberg, afirmou que a Operação Lava Jato preocupa e que é preciso achar uma solução para a corrupção.

Enquanto isso, no Brasil, a Polícia Federal enviou um relatório parcial ao STF, onde afirma que o presidente cometeu crime de corrupção passiva. A Procuradoria-Geral da República também declarou que fará denúncias de corrupção passiva contra o presidente, além de obstrução da Justiça e organização criminosa.

No relatório da PF, o empresário Joesley Batista e o diretor da JBS, Ricardo Saud, foram enquadrados no crime de corrupção ativa. E o BNDES pediu convocação de assembleia para tratar do impacto das delações dos irmãos Batista e pediu o afastamento da família da gestão da companhia.

Em Brasília, 7 dos 11 ministros do STF votaram a favor da preservação dos benefícios para delatores negociados pelo Ministério Público Federal.

O TRF negou os pedidos de habeas corpus dos ex-deputados federais Henrique Alves e Eduardo Cunha. Ambos estão presos por prática continuada dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Eles foram acusados pelo Ministério Público Federal de receber propina para favorecer empresas de construção civil na obra do estádio Arena das Dunas.

Em Minas Gerais, Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves, deixou o presídio onde estava e seguiu para prisão domiciliar. Ela estava presa por suspeita de corrupção e organização criminosa. Já o senador permanece com decisões indefinidas sobre um novo pedido de prisão e afastamento do cargo. A decisão do STF foi adiada e ainda não tem uma nova data definida.

No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão diz que a única solução para o estado é o acordo de ajuste fiscal e que não há previsão para pagamento dos salários atrasados de servidores públicos.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) rejeitou a reforma trabalhista, que continua travada no Senado. No entanto, o texto do governo ainda vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado.

Em relatório, o Banco Central previu inflação abaixo da meta. Parte do mercado acredita que o Copom pode diminuir o ritmo de corte da Selic para 0,75 ponto percentual na próxima reunião.

No Reino Unido, um novo ataque terrorista contra muçulmanos que estavam próximos a uma mesquita, e foram atropelados por uma van. Já nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump recebeu o presidente ucraniano, Petro Porochenko, e reforçou as sanções contra Moscou, que atingem indivíduos e entidades que apoiam separatistas na Ucrânia.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou com alta de 0,84%. O dólar teve variação positiva de 0,09%, cotado  a R$ 3,33.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 23/6, às 12h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s