A decisão do STF e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 9 a 13 de outubro

Foi destaque esta semana a polêmica decisão do STF de deixar que o Congresso decida sobre a aplicação ou não de medidas cautelares que restrinjam o mandato de um parlamentar, como o afastamento do cargo. A decisão terá impactos no caso do senador Aécio Neves, que será avaliado pelo Senado na próxima terça-feira.

No TCU, houve a determinação, por um ano, de bloquear os bens da ex-presidente Dilma Rousseff, do ex-ministro Antônio Palocci e do ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli, entre outros. A medida foi tomada em função dos prejuízos na compra da refinaria de Pasadena pela estatal brasileira.

Na economia, a previsão de crescimento para o Brasil feita pelo FMI foi positiva. De acordo com o Fundo, o país crescerá 0,7% este ano, acima do 0,3% projetado anteriormente. Para ano que vem, o número passou de 1,3% para 1,5%.

Em evento em Washington, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que é preciso que as reformas avancem para o país crescer – segundo ele, o Brasil tem potencial de um PIB de 4% daqui a três ou quatro anos.

Dados do IBGE registraram, depois de quatro altas consecutivas, uma queda de 0,5% nas vendas do varejo em agosto, na comparação com julho.

Nos EUA, a ata do Fed (banco central americano) mostrou que vários integrantes da instituição acreditam que deve haver mais uma alta na taxa de juros ainda este ano. Mas há opiniões divergentes, de membros que recomendam paciência antes de tomar a decisão, por causa da evolução da inflação.

Na Espanha, o governo deu um prazo ao presidente da Catalunha para que ele confirme se declarou mesmo a independência da região. Se confirmada, a decisão unilateral da Catalunha pode gerar a suspensão de sua autonomia, prevista em lei espanhola.

No pregão de quarta-feira, véspera de feriado nacional, o Ibovespa fechou em leve queda, de 0,31%. O dólar também recuou e fechou cotado a R$ 3,17.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 13/10, às 9h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *