O Clube dos Cinco

Compartilhe o post:

A atual Chair do Federal Reserve System (FED), Janet Yellen, terminará seu mandato em fevereiro e vem gerando grandes expectativas quanto a quem será o próximo ocupante do cargo. Yellen teve como característica de seu mandato o abrandamento das políticas tomadas para recuperação da economia norte americana pós-crise de 2008, o cessamento das medidas de Quantitative Easing liquidando os ativos e apesar de ser notoriamente uma “dove”, tem mostrado tendências a “hawk”, reiteradamente demonstradas na economia mesmo com a baixa taxa inflacionaria americana nos tempos recentes.

As preocupações com a identidade do próximo detentor da posição de líder do FED são deveras inflamadas, devido à importância que o cargo possui na definição da política econômica americana, e, por consequência, global.  Seu propósito é liderar o board composto por sete governadores, entre eles Stanley Fischer, Lael Brainard, Jerome Powell e Janet Yellen. A eleição de novos governadores se dá através de indicação do presidente no atual mandato, que atualmente possui como dever a eleição de 4 novos membros, seguida por uma aprovação do Senado, que não tem se mostrado muito solícito às opiniões e decisões do Chefe de Estado americano. A preocupação com as escolhas, tanto do sucessor de Yellen, como dos novos governadores, é a de que Trump terá forte influência sob as decisões do FED, já que as nomeações por ele feitas irão formar maioria no board e perdurarão por, no mínimo, os próximos 4 anos.

O presidente fez um pronunciamento recente alegando que possui três fortes candidatos em mente. São eles: Jerome Powell, que já compõe o board; John Taylor, que é considerado um grande analista das políticas monetárias do Banco Central; e Janet Yellen, que, apesar das constantes alfinetadas vindas de Trump, concorre à reeleição. Em seu último discurso na Casa Branca, Yellen ressaltou o uso de medidas impopulares que, embora polêmicas e complicadas, auxiliaram em grande parte a economia no pós-crise do subprime. Outro candidato que apareceu nas semanas anteriores foi Kevin Warsh, que apesar de ter sido apontado como de grande relevância no início do mês, não foi mencionado nos últimos discursos do presidente, assim como Gary Cohn, o que demonstra certa falta de interesse nesses candidatos. Trump deve fazer a escolha até a sua viagem à Ásia, no início de novembro.

As expectativas acerca de Warsh, que já foi governador do board, possuindo controversa nomeação em 2006 pelo presidente Bush, eram grandes. Apesar de ser um duro crítico da política de compras de títulos pelo banco central, sempre que votava a respeito era favorável, demonstrando contradição em suas opiniões.

Jerome Powell, advogado e banqueiro de Wall Street, aparece em destaque, já que se mostrou um grande aliado das políticas de Yellen, sendo favorável a juros baixos e desregulamentação financeira, trazendo a possibilidade de continuidade e segurança para a economia do país.

Enquanto isso, John Taylor aparece com um olhar mais teórico e mais crítico. Oriundo de uma vida acadêmica em Stanford e representando o Partido Republicano, Taylor é novamente o aspirante do partido ao cargo, com argumentos de que a economia americana ainda não está forte o suficiente. Com sua prática reiterada de políticas hawkish, sua ascensão representaria uma mudança de paradigma brusca para a economia norte americana.

Gary Cohn é tido por muitos como o menos qualificado dos 5 candidatos, não possuindo qualquer experiência com política monetária nem com teoria macroeconômica. Começou sua carreira como um trader de commodities no Goldman Sachs e evoluiu a ponto de se tornar o presidente do banco. Sua relação é próxima com o presidente, mas recentemente o relacionamento entre Cohn e Trump não parece estar em bons lençóis, sendo considerado uma escolha improvável.

Com isso, a economia global segue à espera da decisão do presidente, que afeta diversos países ao redor do mundo. Sendo assim, estamos todos nas mãos de Trump, aguardando quem será o próximo ventríloquo da economia mundial.


fernanda_cemec

Fernanda Obregon

Membro do Jurídico do CEMEC.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *