A retomada do Ibovespa e os destaques da semana

Panorama Semanal de 13 a 17 de novembro

A semana, mais curta por causa do feriado, foi de volatilidade externa, com destaques pontuais no cenário interno e recuperação dos ativos.

Na economia, repercussão para as vendas do comércio em setembro. Houve alta de 0,5% frente ao mês anterior e de 6,4% em relação a setembro de 2016. No ano, o acumulado do segmento registra 1,3%.

O governo publicou uma medida provisória com mudanças no texto da Reforma Trabalhista. São questões para esclarecer dúvidas ligadas, por exemplo, ao trabalho intermitente.

Um fato de destaque, que ampliou as discussões sobre uma reforma ministerial no governo Temer, foi o pedido de demissão do ministro das Cidades, Bruno Araújo, do PSDB.

No Rio, como consequência da operação Cadeia Velha, da PF no Rio, nomes da cúpula da Assembleia Legislativa do Rio foram presos, acusados de receber propina das empresas de ônibus. Como envolve deputados, o caso ainda será avaliado na própria Alerj, provavelmente nesta sexta-feira, e os parlamentares podem ser soltos.

Ainda no âmbito da Lava Jato, o Ministério Público Federal pediu o bloqueio de R$ 24 milhões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho.

No exterior, após um início de semana mais tenso, houve queda da percepção de risco internacional, com alta nos mercados a partir de quinta-feira. Nos Estados Unidos, otimismo em função do avanço da proposta tributária de Donald Trump na Câmara.

No Zimbábue, o ditador Robert Mugabe foi deposto após 37 anos, mas ainda resiste a sair do governo.

No fechamento do pregão desta quinta-feira, o Ibovespa subiu 2,74% (72.772 pontos), compensando parte das perdas da semana. O dólar, após quatro altas consecutivas, caiu 0,86%, cotado a R$ 3,279.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 17/11, às 10h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s