Ibovespa acima de 81 mil pontos e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 15 a 19 de janeiro

Mais de 81 mil pontos. O momento positivo dos mercados globais, com recordes nas bolsas americanas, se refletiu também na Bolsa de Valores de São Paulo, que bateu pico histórico esta semana, apesar do rebaixamento do Brasil pela agência de classificação de risco Standard&Poor’s no fim da semana passada.

Outra notícia de destaque girou em torno do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para o próximo dia 24. À medida que se aproxima a data, cresce a tensão entre grupos pró e contra Lula, com manifestações programadas e, infelizmente, incitações à violência.

Na economia, destaque para o IBC-Br, indicador do Banco Central que é uma prévia do PIB. Em novembro, registrou alta de 0,49%, acumulando 2,82% em um ano.

Para o bolso dos brasileiros, a notícia é a redução de 5% no preço do botijão de gás de cozinha, com reajustes trimestrais a partir de agora pela Petrobras, o que deve dar um alívio na inflação.

A questão fiscal, um dos motivos alegados pela agência S&P para o rebaixamento, continua no radar. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que, dificilmente, a Reforma da Previdência será votada em fevereiro. O ministro Carlos Marun, no entanto, disse que aprovar a Reforma faz parte do “plano A”.

Em relatório, a agência Moody’s alertou para o risco de o país descumprir a chamada “regra de ouro” (segundo a qual, o governo não pode aumentar sua dívida para pagar despesas correntes). Isso teria um impacto negativo para a nota do país, segundo a Moody’s.

Histórias envolvendo a Justiça também tiveram repercussão. Por orientação do Ministério Público Federal em Brasília, o presidente Michel Temer afastou quatro vice-presidentes da Caixa, suspeitos de corrupção e outras irregularidades. A Caixa tem 12 vice-presidentes.

No Rio, a Justiça Federal negou outro recurso de Cristiane Brasil, deputada federal nomeada para o Ministério do Trabalho, mas impedida de assumir o cargo.

E o presidente Temer respondeu as perguntas da PF sobre portos, negando acusações de favorecimento a uma empresa em troca de doações.

Na fora, foi a vez do vergonhoso “shithole”…  Além dos efeitos dessa nova polêmica de Donald Trump, no terreno econômico o destaque foi para o Livro Bege dos EUA: economia americana crescendo, mas emprego avançando a passos mais lentos.

Da China, repercutiu a divulgação de dados positivos sobre PIB e produção industrial, acima do esperado.

No pregão desta quinta-feira, os investidores embolsaram lucros, após os recordes marcados pelo Ibovespa nos dias anteriores. Assim, o índice de referência da Bolsa brasileira fechou em queda de 0,28%, aos 80.962 pontos. O dólar comercial encerrou cotado a R$ 3,21, em desvalorização de 0,21%.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 12/1, às 10h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *