Aécio vira réu e os destaque da semana

Compartilhe o post:

­­­­­­­­­­­­­­­Panorama Semanal de 16 a 20 de abril

O senador Aécio Neves se tornou réu no STF, acusado por corrupção passiva e obstrução da Justiça. A acusação faz menção ao recebimento de R$ 2 milhões da JBS e à tentativa de atrapalhar o andamento da Lava-Jato. Além dessa decisão, os casos de José Dirceu e Paulo Maluf na Justiça também repercutiram ao longo da semana no noticiário. Na seara econômica, foi destaque o embargo, pela União Europeia, do frango brasileiro, e a revisão das projeções de crescimento do Brasil pelo FMI.

No Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), foi negado recurso do ex-ministro José Dirceu, que teve, assim, a determinação da execução da pena de mais de 30 anos de prisão após a segunda instância. Dirceu pode entrar ainda com um recurso.

E o STF negou ao deputado afastado Paulo Maluf o direito a apresentar embargos infringentes. Mas o ministro Edson Fachin manteve Maluf em prisão domiciliar, por causa do agravamento de sua saúde.

Notícia do jornal O Globo revelou que – de acordo com depoimento à PF do empresário Gonçalo Torrealba, do Grupo Libra – o coronel João Baptista Lima Filho, amigo do presidente Michel Temer, teria pedido dinheiro em seu nome para campanhas eleitorais.

Segundo o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o Brasil vai entrar com uma ação na OMC contra a UE, por causa da decisão de embargar as importações de frango do país, em medida que afeta a BRF e outros frigoríficos.

O FMI elevou sua projeção de crescimento do PIB brasileiro, para 2,3% este ano e para 2,5% em 2019. A variação, em ambos os períodos, é 0,4 ponto percentual acima da projeção divulgada anteriormente. O Fundo, no entanto, alerta para o quadro de incerteza política e as reformas que o país precisa realizar.

E a inflação medida pelo IPCA-15 registrou alta de 0,21% em abril. Em 12 meses, acumula 2,80%.

Em Cuba, o primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, Miguel Díaz-Canel, vai suceder o ditador Raúl Castro na presidência do país. Único candidato, teve seu nome aprovado pela maioria dos deputados.

No pregão desta quinta-feira, com o petróleo em alta, o Ibovespa encerrou praticamente estável, com 0,06% de variação, aos 85.824 pontos. O dólar se valorizou frente ao real, em alta de 0,32%, cotado a R$ 3,392.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 20/4, às 10h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *