Qual é a diferença entre fundo de investimento e renda fixa?

Compartilhe o post:

Os investimentos são divididos em três grandes grupos: renda fixa, renda variável e fundos. Nós já sabemos que os investimentos em renda variável são os mais arriscados e complexos, mas qual será que é diferença entre a renda fixa e os fundos de investimento? É sobre isso que vamos falar no post de hoje do Yubb, buscador de investimentos online e gratuito, para o blog da Órama.

Renda fixa

Vamos começar falando sobre a renda fixa! Os investimentos em renda fixa podem ser divididos em títulos públicos que são emitidos pelo Tesouro Nacional (Tesouro Direto) ou em títulos privados que são emitidos por empresas privadas como bancos, financeiras e empresas (CDBs, LCIs, LCAs, LCs, RDBs, debêntures e etc).

  •     Como funciona?

Ao aplicar seu dinheiro em renda fixa, o investidor está emprestando recursos para essa instituição (seja o governo, um banco, uma empresa, entre outros). Ou seja, você está deixando o seu dinheiro com essa instituição para que ela possa usá-lo em outras atividades.

Em troca, você recebe os juros daquele valor emprestado. E esses juros formam o rendimento do seu investimento. Essa remuneração é definida exatamente no momento da compra assim como o prazo da aplicação. Isso significa que, na renda fixa, o rendimento é sempre fixo: você sabe a taxa que vai receber no momento do resgate.

  •     É seguro?

Esses títulos são muito conhecidos por sua segurança – tanto nas garantias quanto nas taxas que são predefinidas na hora do investimento. É uma ótima oportunidade para quem está começando a investir ou para quem quer montar a parte conservadora de seu portfólio. Vale dizer que a renda fixa não permite aportes mensais! Para investir um pouco por mês, é necessário que você compre títulos diferentes.

Falando sobre as garantias, no caso dos títulos públicos, eles são garantidos pelo próprio Tesouro Nacional e, por isso, há quem diga que o Tesouro Direto é o investimento mais seguro do país! Já os títulos privados podem ser garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), então vale a pena ficar de olho para não ter nenhum prejuízo caso a instituição quebre ou declare falência.

  •     Como escolher?

Como a maioria dos investimentos em renda fixa são garantidos pelo Tesouro Nacional ou pelo FGC, é interessante escolher o título pela sua rentabilidade. Dica: também é importante analisar o emissor para ver se é uma instituição confiável e ver se o prazo está adequado aos seus objetivos. Depois disso, que vença a melhor rentabilidade e é só investir =)

Para investir em renda fixa, pesquise a melhor rentabilidade pelo Yubb e prepare-se para ganhar mais e com muita segurança!

Fundo de investimento

Os fundos de investimento são uma categoria muito diferente já que não são um produto e sim um serviço. Existem milhares de fundos disponíveis no Brasil (sem exagero!) e eles são divididos de acordo com o destino do dinheiro e estratégia de gestão: fundos de renda fixa, fundos de ações, fundos DI, fundos cambiais, fundos multimercados, por exemplo.

  •     Como funciona?

Nesta categoria, você não empresta dinheiro para ninguém: você compra cotas daquele fundo de investimento. Um fundo é um condomínio de recursos — em português mais fácil, uma “junção de recursos” — (com CNPJ próprio e tudo) em que os investidores (chamados cotistas) compram pedaços (cotas) desses fundos e, com esse dinheiro, a equipe que gere o fundo (gestor e outras pessoas) investe em diferentes ativos de acordo com a política daquele fundo.

Um exemplo: se você comprar uma cota de R$ 1.000,00 de um fundo de ações, é o gestor do fundo que vai definir quais ações ele deve comprar com esse dinheiro. Seu dinheiro será colocado junto com o dinheiro dos outros cotistas e a equipe do fundo vai escolher diferentes ações para ter o maior rendimento possível.

  •     É seguro?

Os fundos de investimento NÃO são garantidos pelo FGC. Mas, mesmo sem nenhuma garantia oficial, isso não significa que eles não são seguros. A maior segurança do fundo de investimento é conhecer a história, experiência e diferenciais do gestor do fundo, pois é ele quem vai cuidar do seu dinheiro. Vale dizer que, nos fundos de investimento, é possível realizar aportes mensais dependendo da política do fundo.

Ao entrar em um fundo, o cotista terá uma carteira diversificada de investimentos. Se alguma instituição financeira quebrar ou um ativo desvalorizar, por exemplo, dificilmente o investidor perderá todos os seus recursos, já que só uma pequena parte do dinheiro estará naquela instituição.

  •     Como escolher?

No caso dos fundos, é importante analisar diversos fatores antes de investir. Pesquise as regras, conheça o gestor e analise o seu passado, veja qual é o histórico de rentabilidade do fundo e como ele passou pelas crises econômicas, faça as contas para ver se a taxa de administração cobrada vale a pena e, principalmente, entenda se a política do fundo está de acordo com o seu perfil e com os seus objetivos.

Para investir em fundos de investimento, pesquise pelo Yubb e ganhe mais dinheiro!

[INFOGRÁFICO] Renda fixa e fundos - Yubb para Órama (1).jpg

Ficou com alguma dúvida ou quer deixar algum comentário? Escreva para nós aqui embaixo! =)

Débora Duarte

Débora é produtora de conteúdo no Yubb e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bernardo Pascowitch

Bernardo é fundador e CEO do Yubb, buscador de investimentos totalmente gratuito para qualquer pessoa encontrar opções para aplicar melhor seu dinheiro. Bernardo é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP).

A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizada pelas informações ou opiniões expostas acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. As informações presentes neste Blog (https://blog.orama.com.br) podem ser baseadas em eventuais simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
Compartilhe o post:

Posts Similares

5 Comentários

  1. mas e um fundo de renda fixa?
    por exemplo
    “MONGERAL AEGON INFLAÇÃO REFERENCIADO IMA-B FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO”
    e
    “ICATU VANGUARDA FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA INFLAÇÃO CRÉDITO PRIVADO
    LONGO PRAZO”

    1. Olá, Kathy. Tudo bem? Os fundos de investimento em renda fixa, são fundos que compõe a sua carteira de ativos majoritariamente com títulos de renda fixa, como os CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e títulos públicos. Geralmente, a composição da carteira de um fundo de investimento em renda fixa possui 80% dos ativos alocados em títulos de renda fixa. Esperamos ter sanado a sua dúvida e estamos à disposição. 🙂

  2. Em fundos de investimentos, exemplo , se eu aplicar R$1.000.00 se quebrar eu perco tudo , e renda fixa eu posso aplicar por um 1 ano no caso e qual eu ganharia mais em 1 ano.

  3. Olá. Gostaria de saber com relação a entrega de DAA de IR de fundos de investimento. Sabemos que investimentos em renda fixa (CDB, por exemplo) abaixo de 300k não obriga entregar DAA de PF. Gostaria de saber se ao investir em fundos de investimentos tais como fundos de renda fixa, fundos multimercados, fundos cambias, fundos de ações, fundos DI, fundos imobiliários também seguem essa mesma lógica da renda fixa (de > que 300k) para entrega de DIRPF?
    Ou se qualquer valor investido em qualquer fundo de investimento já obriga o investidor a entregar a DAA?

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *