Análise semanal pela NCH Capital – 21/05 a 25/05

Compartilhe o post:

graficonch

No nosso primeiro Gráfico da Semana examinamos o movimento relativo entre o Real (BRL) e o risco Brasil medido pelo Contrato de Swap de Default de Crédito (CDS, na sigla em inglês) de cinco anos. O CDS representa um seguro da dívida soberana brasileira. Ambos CDS e BRL, tendem a ter uma alta correlação. Quando o mercado está muito preocupado com a situação macroeconômica e fiscal do país, o custo para segurar a dívida soberana com CDS e o nível do câmbio US dólar vs BRL tendem a se mover de forma agressiva. Quanto maior o risco econômico, maior a oscilação do CDS, já que o mercado de dívida tende a se preocupar mais com a direção da economia. O gráfico mostra a razão do BRL dividido pelo CDS. Uma razão mais alta significa que a queda do BRL foi mais severa que a variação do CDS. Esses momentos em geral significam que a queda do BRL é mais relacionada a uma dinâmica de fatores externos, já que o mercado de renda fixa se mostra menos preocupado com problemas específicos de Brasil. Uma razão mais baixa, como a que ocorreu logo após o S&P ter rebaixado a nota de crédito soberano no Brasil em 2015, indica extrema preocupação com aspectos econômicos e possivelmente políticos do Brasil. Nos encontramos atualmente em um momento onde investidores de renda fixa estão bem calmos, como podemos observar pela oscilação do CDS ter sido bem pequena, no entanto fatores não internos tem pressionado para cima a razão de BRL para CDS 5-anos nas últimas semanas. Acreditamos que a péssima performance das companhias de small e mid-cap dos últimos meses aqui no Brasil tem sido impulsionada pela valorização do dólar e não por resultados fundamentalistas. Acreditamos que o mercado de renda fixa está em linha com o nosso racional. Esse momento de queda e de qualquer perda adicional do mercado no curto prazo, na nossa opinião, deve ser visto como uma oportunidade de se posicionar pensando no longo prazo. Imaginem onde estaremos em um ano, caso um candidato pró-mercado seja eleito em 2018. Muitos dos papéis poderão estar em patamares de precificação bem superiores.

Mantenham a calma e sigam em frente.

Atenciosamente,

NCH Maracanã FIA

James Gulbrandsen

É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes nesta mensagem. Os responsáveis pela elaboração deste documento certificam que as opiniões expressas neste documento refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões a respeito de todos os emitentes ou valores mobiliários analisados e foram produzidas de forma independente e autônoma. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos – FGC. É recomendada a leitura cuidadosa da Lâmina de Informações Essenciais e do Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.
A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizada pelas informações ou opiniões expostas acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. As informações presentes neste Blog (https://blog.orama.com.br) podem ser baseadas em eventuais simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *