Somos todos economistas

Compartilhe o post:

“Todo brasileiro é um técnico de futebol frustrado” – Luis Fernando Verissimo

Até pouco tempo, havia um consenso popular de que todo brasileiro era um potencial técnico de futebol (frustrado ou não, depois do 7 a 1). Como pentacampeões do mundo, experts no esporte bretão, qualquer um de nós saberia usar uma tática certa para cada partida e escalar uma boa e vitoriosa equipe.

Agora, parece que mudamos de profissão. Não somos mais o país dos técnicos, mas sim o país dos economistas: uma verdadeira distopia dos tempos presentes. Prova disso é que nos últimos dias, com a greve dos caminhoneiros, o que mais se viu nas redes sociais foram comentários dos “novos especialistas”. Cito alguns que li: a culpa foi da Petrobras e da sua política de preços; a culpa foi dos caminhoneiros; a culpa foi de ambos; a culpa não foi de ninguém, e sim do preço do petróleo no mercado internacional; a culpa não foi do petróleo e sim da taxa de câmbio; a culpa é do desemprego elevado, que fez com que muitos comprassem caminhões e trabalhassem com carga; a culpa é do frete muito caro; a culpa é das estradas esburacadas; a culpa é de JK, que, ao invés de fazer ferrovias, incentivou a indústria automobilística e a construção de estradas; a culpa é do Trump, que promove uma política que fez o preço do petróleo subir. E por aí vai.

A Economia é uma ciência social. Não podemos compará-la às ciências exatas, como muitos pretendem fazer (incluindo muitos economistas). Não podemos acreditar que as soluções para questões absolutamente complexas sejam simplórias. Um dos graves problemas da modernidade é acreditarmos que há respostas fáceis para quaisquer tipos de imbróglios, basta encontrá-las no Google ou nas redes sociais. Inocência dos que assim pensam!

Como professor, procuro mostrar aos meus alunos que a matemática e a estatística são ótimas ferramentas, aliadas de primeira hora para tentarmos dimensionar e projetar os fenômenos econômicos e financeiros. Todavia, no quesito Finanças, não há nos livros de valuation uma fórmula mágica capaz de captar, por exemplo, o que ocorreu com as ações da Petrobras nos últimos dias.

Como sempre alerto aos meus alunos, a despeito de números e modelos poderem ajudar, o chato é que os diagnósticos são feitos por seres humanos, e esses estão sujeitos a falhas e erros de avaliação. Mas, como a matemática é perfeita, muitos acreditam que sem os modelos não podemos ir adiante.

Se o leitor pegar livros de Economia, observará que neles estarão listadas diversas “leis” (mas não como leis da física ou da química). O drama é que os que nelas acreditam parecem virar os donos da verdade. O pior é que, como agora, todos “sentem-se” economistas, a razão suprema está com cada um de nós.

Sou daqueles que acreditam que Economia deveria ser ensinada no ensino fundamental. Os jovens do nosso país não têm a menor ideia da importância de um orçamento equilibrado e da imperiosa necessidade de se formar poupança. Só para citar, enquanto na China a formação de poupança fica acima de 40% do PIB, por aqui essa relação é menos da metade. Aqui está um dos motivos de crescermos a taxas muito menores do que países semelhantes a nós. Porém, enquanto o MEC não nos obrigar a lecionar matéria tão relevante, não seria melhor deixar os problemas da área com os que estudaram e se graduaram nela?

Para finalizar, recentemente recebi de um ex-aluno um link, com as dez principais “leis” da economia, uma publicação do Instituto Mises[1]. Vale uma lida. Pode-se até não concordar com todas, mas fazem sentido. De repente, para os que querem melhor conhecer, fica uma sugestão de leitura, que pode colaborar na compreensão de ciência tão complexa.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *