Gráfico da semana pela NCH Capital – 04/06 a 08/06

Compartilhe o post:

Essa semana iremos falar sobre as oportunidades de alocação no mercado em momentos de queda e as possíveis oportunidades atuais.

grafuconch

No nosso segundo Gráfico da Semana examinamos o movimento do NCH Maracanã FIA, na linha verde, durante o final do ano de 2015 até o meio do ano de 2017 e o dólar em comparação com a moeda local, na linha branca, no mesmo período.

Observamos no final de 2015 uma oportunidade de entrada na bolsa após diversos meses de performance negativa, o que gerou para o Maracanã um retorno de 35% em 18 meses, podemos aqui encontrar algumas similaridades com o momento atual. O final de 2015 foi um ano em que o Real começou a se desvalorizar e chegou a passar de R$ 4,00 em janeiro de 2016, assim como observamos agora uma alta da moeda pressionada pela incerteza política e o fatores externos.

Nos encontramos atualmente em um momento de diversas quedas da bolsa e de estresse de mercado após um ano onde o Ibovespa vinha apresentando ganhos, batendo o seu máximo em pregões até atingir o fechamento seu maior histórico acima de 87.600 no final de fevereiro desse ano.

Sabemos que essa movimentação deixou investidores receosos e fora da Bolsa. Nós aumentamos de forma agressiva nosso caixa, diminuindo nossa exposição em quase todos os papéis e reforçamos nossos ativos de proteção, como sempre, preocupados com a preservação de capital.

Porém, agora, enxergamos esse momento como uma oportunidade para aumentar, ainda que de forma gradual, a alocação no mercado de ações. Estamos aproveitando o nosso caixa para nos posicionar em nomes que apresentam qualidade e potencial de valorização.

Não temos como saber quando o mercado atinge o seu mínimo, mas analisando as empresas e os seus fundamentos já podemos observar uma melhora relativa na qualidade fundamentalista e um possível cenário político que não machuque a expectativa do mercado hoje. Queremos lembrar que a performance passada não garante resultados futuros e que o mercado pode continuar sendo pressionado até apresentar uma melhora, porém, é como falamos no Gráfico da Semana anterior:  

 “Esse momento de queda e de qualquer perda adicional do mercado no curto prazo, na nossa opinião, deve ser visto como uma oportunidade de se posicionar pensando no longo prazo. Imaginem onde estaremos em um ano, caso um candidato pró-mercado seja eleito em 2018. Muitos dos papéis poderão estar em patamares de precificação bem superiores.”

 

Atenciosamente,

NCH Maracanã FIA

James Gulbrandsen

 

É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes nesta mensagem. Os responsáveis pela elaboração deste documento certificam que as opiniões expressas neste documento refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões a respeito de todos os emitentes ou valores mobiliários analisados e foram produzidas de forma independente e autônoma. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos – FGC. É recomendada a leitura cuidadosa da Lâmina de Informações Essenciais e do Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.
A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizada pelas informações ou opiniões expostas acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. As informações presentes neste Blog (https://blog.orama.com.br) podem ser baseadas em eventuais simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *