O que são e como funcionam os fundos de investimento?

 

Os investimentos são divididos em dois grandes grupos: renda fixa e renda variável. Como os fundos de investimento têm características muito diferentes, eles formam um terceiro grupo. Não se encaixam nem em renda fixa e nem em renda variável. Isso acontece porque eles não são um produto e sim um serviço [1].

Muitas pessoas acham que os fundos são um tipo de investimento complexo e que só valem a pena para quem é milionário. Mas não é assim! No post de hoje, o Yubb vai te mostrar o que é um fundo de investimento, como ele funciona e para quem é indicado =) Vamos desmistificar os fundos para você!

  •     O que são?

Os fundos de investimento são entidades de investimento – com CNPJ próprio e tudo. Se você quiser ser super preciso, um fundo é um “condomínio de recursos” (vamos falar mais sobre isso). Para simplificar: você coloca o seu dinheiro em um fundo, mas não é o fundo que vai te trazer o rendimento. Na verdade, o que traz rendimento são os investimentos (chamados de “ativos” ou “produtos”) em que o fundo coloca o seu dinheiro (podendo ser investimentos de renda fixa ou variável).

Sabe quando você abre conta em uma corretora de valores e aplica em diversos tipos de produtos, como CDBs, LCIs etc? Não é isso que acontece nos fundos. Aqui, você transfere a quantia que deseja investir, e é a equipe do fundo (o gestor) que vai alocar seu dinheiro em diferentes produtos.

Existem fundos com investimento mínimo de R$ 100 até R$ 1 milhão, ou seja, para todos os bolsos. Mas vale lembrar que esses investimentos NÃO SÃO garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) já que, como dissemos, os fundos são um serviço e não um produto.

  •     Como funcionam?

Os fundos são chamados de “condomínios” de recursos. Eles reúnem o dinheiro de muitos investidores, investem esse dinheiro em diversos produtos, e o objetivo é obter a melhor rentabilidade possível.

Como dissemos, o fundo é uma entidade. Ao investir, você não está realizando uma aplicação, e sim comprando cotas de um fundo – você se torna cotista daquele fundo. A gestão do dinheiro é realizada pelo gestor do fundo (e toda a sua equipe, claro!), e você paga uma taxa de administração para custear o serviço dessas pessoas e de outras que atuam em fundo (administrador, custodiante, entre outros).

É muito comum a analogia com um condomínio de apartamentos, então vamos lá! O condômino (cotista) é dono de um apartamento (cota). Ele paga ao síndico do condomínio (gestor e administrador do fundo) para que ele organize e administre todas as tarefas do local (do fundo). Ao comprar o apartamento (cota), o condômino (cotista) aceitou as regras de funcionamento do condomínio (regulamento do fundo) e precisa pagar uma quantia X todos os meses para manter o prédio bem cuidado (taxa de administração do fundo). E é função do síndico (gestor do fundo) fazer melhorias e cuidar do condomínio (fundo) para valorizar os apartamentos (cotas) de todos os condôminos (cotistas).

  •     Tipos de fundo

Como nós já dissemos, ao colocar o dinheiro em um fundo de investimento, é o gestor do fundo (e a sua equipe) que vai decidir em quais ativos vai alocar o seu dinheiro. Mas é claro que isso não pode ser decidido do nada, né?

Ao entrar em um fundo como cotista, você sabe para quais tipos de investimento está indo o seu dinheiro – isso precisa estar muito bem definido no regulamento do fundo e na política de alocação do fundo, para que você escolha um que se adeque ao seu perfil e a seus objetivos. É aí que entram os tipos de fundo. A categorização depende dos ativos em que aquele fundo investe. Alguns exemplos:

Multimercados: coloca seu dinheiro em diversos ativos;

Renda fixa: coloca seu dinheiro apenas em ativos de renda fixa (CDB, LCI, LCA, LC, Tesouro Direto, entre outros);

Ações: coloca seu dinheiro em ações da bolsa;

Cambial:  coloca seu dinheiro em moedas, como dólar e euro;

Imobiliários: coloca seu dinheiro em imóveis.

Em cada fundo, há a diversificação da carteira. Em um fundo de renda fixa, o gestor pode colocar parte do seu dinheiro em uma LCI e parte em um CDB, por exemplo. Basta escolher aquele que mais funciona para a sua vida financeira!

  •     São indicados para quem?

É aí que mora a pegadinha! Investimentos como esse só podem ser indicados para quem é super experiente, certo? Errado! Os fundos são uma ótima opção para quem está começando a investir, não está acostumado a lidar com as “burocracias” dos produtos e quer uma carteira diversificada.

Eles são administrados por pessoas que ficam “24 horas por dia” pensando na rentabilidade dos cotistas e são especialistas na área! Ou seja, se você não possui muita experiência no assunto, é uma ótima ideia colocar uma parte de seu patrimônio em alguns fundos de investimento.

[INFOGRÁFICO] O que são e como funcionam os fundos de investimento - Yubb para Órama.jpg

Clique aqui para entrar no Yubb e encontrar os melhores fundos do mercado!

Entendeu o que são e como funcionam os fundos de investimento? Se tiver qualquer comentário ou dúvida, é só deixar aqui embaixo que o Yubb te responde!

Débora Duarte

Débora é produtora de conteúdo no Yubb, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bernardo Pascowitch

Bernardo é fundador e CEO do Yubb, buscador de investimentos totalmente gratuito para qualquer pessoa encontrar opções para aplicar melhor seu dinheiro. É formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP).

[1] Algumas pessoas podem classificar um fundo de investimento em renda fixa como sendo um investimento de renda fixa, assim como existem algumas classificações que inserem os fundos de investimento em renda variável como investimento de renda variável. Entretanto, consideramos que um fundo não é um investimento, mas um serviço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s