Previdência Privada – planeje seu futuro

A previdência privada é um importante componente do planejamento financeiro de uma pessoa. Fazer o cálculo de quanto é necessário separar cada mês, a fim de se aposentar com uma determinada renda a partir de uma data prevista, é fundamental. O ideal é que se comece a planejar cedo, pois o número de meses para este tipo de investimento é um fator chave no valor do montante ou renda a ser atingida na aposentadoria. Não adianta deixar para depois ou fazer em cima da hora.

Do ponto de vista de alguém que exerce com afinco seu planejamento financeiro e, portanto, a construção da saúde financeira da família, os investimentos em um plano de previdência são considerados sagrados. Trata-se daquela parcela dos investimentos que é intocável, aconteça o que acontecer, exceto para as emergências e necessidades de uso relacionadas à saúde.

Mas, além da vantagem disciplinar de separar os recursos para a aposentadoria das outras aplicações que podem ser resgatadas por diversos motivos, os planos de previdência apresentam, também, importantes benefícios tributários.

Em primeiro lugar, é possível investir em um PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) até 12% da renda bruta anual (para os que fazem declaração completa de Imposto de Renda) sem que ela seja tributada na fonte. Essa tributação ocorre apenas no momento do resgate, depois de rentabilizar ao longo dos anos. Se o resgate for feito após 10 anos, e o investidor tiver optado pela tabela regressiva, ele pagará somente 10% do imposto. E terá, também, economizado os impostos que incidem sobre os fundos de investimento ou outras aplicações financeiras.

Mas, caso os recursos já tenham sido tributados na fonte, ou a declaração de Imposto de Renda seja a simplificada, é importante que o investimento seja feito via VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Neste caso, apenas os rendimentos serão tributados, evitando a bitributação.

Outra grande vantagem dos planos de previdência é que eles permitem a portabilidade. Ou seja, você pode realizar uma transferência de um plano de um banco, caso os fundos estejam com baixa rentabilidade, para uma seguradora que ofereça fundos de alta qualidade e maior performance.

Na Órama, nós auxiliamos a comparar os fundos em que sua previdência está aplicada e identificamos, juntos, se você está obtendo um baixo retorno para determinado nível de risco ou, ao contrário, correndo um alto risco para um dado nível de rentabilidade. Assim, ajudamos vocês a encontrar os melhores fundos e a construir seu futuro, seguindo as melhores práticas do planejamento financeiro.

Por último, mas não menos importante, os planos de previdência ainda têm a vantagem de não entrarem em inventário. Assim, é possível facilitar a vida de seus beneficiários até a execução da partilha de bens, que muitas vezes leva anos, justamente devido à falta de posse de bens líquidos pelos herdeiros, ou fora do inventário. Com o VGBL, ainda se pode determinar o valor que será destinado a cada beneficiário, mantidas as restrições legais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s