Análise Semanal pela Flag Asset 16/07 a 20/07

Compartilhe o post:

O FLAG FIC FIM apresentou rentabilidade de 0,83% na semana passada, com ganhos no mercado de renda variável e de juros domésticos. A rentabilidade acumulada em julho está em 1,13% (306% do CDI) e, no ano, é de 1,72% (48% do CDI).

Flag 1

▪ Comentários

No cenário local, o noticiário político voltou a ganhar relevância. A aproximação entre os partidos de centro (PP, DEM, PR, PRB e Solidariedade) e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, representaram uma vitória do exgovernador de São Paulo. No campo da inflação, o IPCA-15 de julho mostrou variação mensal de 0,64%, abaixo do esperado pelo mercado, ainda refletindo os efeitos da greve dos caminhoneiros. No ambiente global, apesar do crescimento do PIB chinês de 6,7% no segundo trimestre, as preocupações com o processo de desalavancagem da economia asiática trouxeram incertezas sobre a atividade global.

Nos mercados externos, uma nova rodada de afrouxamento monetário da China somada às desconfianças com o ritmo de crescimento futuro do país, levou a uma depreciação do Yuan (-1%) e de outras moedas asiáticas. Já o dollar index desvalorizou 0,2%, com destaque para a apreciação de 0,9% do iene. O S&P 500 ficou estável na semana, enquanto a taxa da treasury de 10 anos passou de 2,83% para 2,89%.

Os ativos domésticos tiveram bom desempenho, reagindo à perspectiva de formação de uma aliança entre os partidos de centro com o candidato do PSDB. O Ibovespa valorizou 2,6% na semana, o real apreciou 2,2% e a curva de juros apresentou deslocamento para baixo, impactada também pela inflação mais baixa do que o esperado. O DI Jan/20 recuou de 8,21% para 8,06%, enquanto o DI Jan/25 recuou de 11,28% para 10,88%.

Na esfera política, com o recesso do Congresso e a aproximação das eleições, a definição das chapas eleitorais começa a tomar forma. A decisão mais relevante da semana foi a aproximação entre os partidos de centro e Geraldo Alckmin. O movimento foi relevante por permitir que o candidato do PSDB obtenha quase 50% do tempo de televisão disponível, amplie a capilaridade de sua campanha e reduza o risco de uma aliança entre o grupo e o candidato Ciro Gomes, visto como menos favorável a uma continuidade da agenda de reformas. Apesar disto, a eleição segue indefinida e continuará como o assunto de maior relevância para os mercados.

O IPCA-15 de julho mostrou variação mensal de 0,64%, abaixo da mediana das expectativas de mercado, que projetava 0,73%. Com isso a variação acumulada nos últimos 12 meses subiu de 3,7% para 4,5%. O número do mês continua sob efeito da greve dos caminhoneiros. Para o fechamento de julho, esperamos um IPCA de 0,29%. Apesar da elevação dos núcleos de inflação, os mesmos se encontram em torno de 3,5%, próximos ao limite inferior da meta. Nossas projeções de IPCA seguem em 3,9% e 4,0% para os anos de 2018 e 2019, respectivamente.

Na China, o PIB do segundo trimestre apresentou variação interanual de 6,7%, em linha com o esperado. O processo de desalavancagem da economia e a taxação de produtos chineses pelos EUA colocam um viés negativo para o crescimento do segundo semestre, limitando a expansão global. Nos EUA, os dados de atividade continuam muito fortes. As vendas do varejo de junho mostraram variação mensal de 0,5%, confirmando que o segundo trimestre de 2018 foi aquecido. A expectativa para o PIB americano, que será divulgado na próxima sexta-feira, é de um número acima de 4,0%. Para o segundo semestre, a atividade econômica deverá se manter firme, amparada pelo mercado de trabalho forte, confiança dos agentes econômicos em alta e impulso fiscal, auxiliando o crescimento global. A dinâmica e a diferenciação de PIB entre regiões do mundo terão implicações para os preços de ativos no segundo semestre do ano.

No FLAG FIC FIM, em vista da valorização recente e do pouco potencial de ganho a partir dos preços atuais, seguimos reduzindo a alocação em opções de juros (put spread de IDI out/18). Ainda no mercado de juros local, mantivemos uma pequena posição aplicada no DI Jan/22. Em renda variável, aumentamos a posição comprada ao longo da semana, mas voltamos ao tamanho da semana anterior após a forte valorização da bolsa brasileira. Na bolsa americana encerramos a semana com uma posição tática vendida em S&P 500.

▪ Carteira FLAG FIC FIM

flag 2

▪ Agenda

flag 3

A FLAG Asset Management Gestora de Recursos Ltda. (“FLAG”) não comercializa nem distribui quotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro. Este documento não constitui uma oferta de serviço pela FLAG, tem caráter meramente informativo e é para uso exclusivo de seu destinatário, não devendo ser utilizado para quaisquer outros fins. As informações contidas neste documento são confidenciais e não devem ser divulgadas a terceiros sem o prévio e expresso consentimento da FLAG. A FLAG utiliza informações de fontes que acredita serem confiáveis, mas não se responsabiliza pela exatidão de quaisquer das informações assim obtidas e utilizadas neste documento, as quais não foram independentemente verificadas. Estas informações podem estar desatualizadas ou sujeitas a opiniões divergentes. Para avaliação da performance de quaisquer fundos de investimentos, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. Determinados fundos referidos podem utilizar estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo. Os resultados obtidos no passado não representam garantia de resultados futuros e não contam com garantia da FLAG, de qualquer de suas afiliadas, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Este documento não constitui uma opinião ou recomendação, legal ou de qualquer outra natureza, por parte da FLAG, e não leva em consideração a situação particular de qualquer pessoa. A utilização das informações aqui contidas se dará exclusivamente por conta e risco de seu usuário. Antes de tomar qualquer decisão acerca de seus investimentos, a FLAG recomenda ao interessado que consulte seu próprio consultor legal. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo e do prospecto, se houver, ao aplicar seus recursos. Investimentos implicam em exposição a riscos, inclusive na possibilidade de perda total do investimento.
A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizada pelas informações ou opiniões expostas acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. As informações presentes neste Blog (https://blog.orama.com.br) podem ser baseadas em eventuais simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *