Lira turca, dólar, TSE e os destaques da semana.

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 13 a 17 de agosto

Foi a semana da Turquia, que mexeu com o dólar por aqui, e dos registros das candidaturas à Presidência no TSE, com destaque para a polêmica envolvendo o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato.

Após retaliações americanas à Turquia, como elevação das taxas sobre o aço e o alumínio, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou um boicote a produtos eletrônicos americanos. O caso tem origem em uma questão diplomática, envolvendo um pastor americano preso na Turquia por suspeita de espionagem.

A questão com os EUA, o desequilíbrio fiscal e outros fatores internos fizeram com que a lira turca desabasse, com impactos negativos em moedas de países emergentes, como o Brasil. O dólar, por aqui, ficou bastante pressionado a semana toda, chegando bem próximo a R$ 4 com a tensão global.

Na quarta-feira, último dia de registro das candidaturas à Presidência no TSE, houve manifestação de petistas em Brasília, em ato pela validade do nome de Lula na disputa.

São 13 os candidatos: Álvaro Dias, Cabo Daciolo, Ciro Gomes, Eymael, Geraldo Alckmin, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, Jair Bolsonaro, João Amoêdo, João Goulart Filho, Luiz Inácio Lula da Silva, Marina Silva e Vera Lúcia.

Na própria noite de quarta-feira, a procuradora-geral da República e procuradora-geral eleitoral, Raquel Dodge, contestou o registro de candidatura de Lula, por causa da Lei da Ficha Limpa. No TSE, o relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso, escolha mantida – após pedido de troca pelo PT – pela ministra Rosa Weber, que assumiu a presidência do TSE esta semana.

A iminência de uma possível denúncia contra Alckmin na Justiça Eleitoral também foi destaque, gerando nervosismo nos mercados.

No âmbito da Lava-Jato, repercutiu a notícia sobre as investigações baseadas em delações. De acordo com os ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal uma denúncia calcada somente em delação premiada não pode ser recebida.

Em outra decisão, os ministros decidiram retirar da 13ª Vara Federal de Curitiba, do juiz Sergio Moro, trechos de delações de executivos da Odebrecht sobre Lula. Os depoimentos irão para a Justiça Federal em Brasília.

E Moro adiou as audiências sobre o sítio de Atibaia para depois das eleições, como cautela para não ser acusado de influenciar decisões sobre a candidatura de Lula.

Na economia, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou alta de 3,29% em junho. No segundo trimestre, porém, há um recuo acumulado de 0,99%, principalmente por causa da greve dos caminhoneiros. Este ano, o indicador acumula alta de 0,89%.

Dados mais detalhados sobre o desemprego, divulgados pelo IBGE, mostraram que mais de 3 milhões de brasileiros estão buscando emprego há, no mínimo, 2 anos.

Lá fora, além do cenário comercial menos tenso entre China e Estados Unidos, com a retomada das conversações entre as duas potências, repercutiram positivamente também as declarações do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, sobre sua visita à capital da Coreia do Norte, em setembro, para um novo encontro com Kim Jong-um, na direção de tentar encerrar a Guerra da Coreia.

Na Turquia, a lira deu uma valorizada nesta quinta-feira, após investimentos bilionários prometidos pelo governo do Catar naquele país. Mas os EUA ameaçam com mais retaliações.

Nos pregões desta quinta-feira no Brasil, apesar da melhora na cena externa, pesou a cautela com as questões políticas locais. O Ibovespa encerrou em queda de 0,34%, aos 76.819 pontos. O dólar comercial recuou ao longo do dia, mas fechou ainda em alta, de 0,12%, cotado a R$ 3,906.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 17/8, às 10h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *