Pesquisa eleitoral, volatilidade e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 3 a 6 de setembro

A um mês das eleições, o cenário é de incertezas políticas no país, tensão comercial global e, consequentemente, volatilidade nos mercados, com o dólar bastante pressionado. Mas a semana em que se comemora a Independência do Brasil teve como triste destaque um fato de outra natureza: o incêndio no Museu Nacional, que expôs sérias questões nacionais. Decisões envolvendo a Lei da Ficha Limpa, andamento de inquéritos e atuações do Judiciário também repercutiram nas manchetes.

Uma nova pesquisa de intenção de voto foi divulgada na noite de quarta-feira, após o fechamento dos mercados – portanto, seus efeitos devem ser sentidos hoje. A Pesquisa Ibope – a primeira após o início da propaganda na TV e sem a inclusão do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja candidatura foi barrada pelo TSE – traz Jair Bolsonaro com 22%, seguido por Marina Silva e Ciro Gomes (12%, cada) e Geraldo Alckmin (9%). Apesar da liderança no primeiro turno, Bolsonaro não venceria no segundo turno, de acordo com a pesquisa.

No “caso Lula”, muita polêmica com o formato de sua participação na propaganda eleitoral. Até a noite de quarta-feira, a defesa do ex-presidente já havia dado entrada em três recursos no Judiciário para tentar viabilizar sua candidatura. Em paralelo, o PT já prepara o lançamento oficial da candidatura de Fernando Haddad, atual vice da chapa.

No capítulo “denúncias”, houve várias notícias. A Polícia Federal fechou o inquérito envolvendo o presidente Michel Temer e a Odebrecht, com indícios de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O documento está no Supremo.

O MP paulista denunciou Fernando Haddad por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Além disso, entrou com uma ação de improbidade contra Alckmin, por caixa 2.

No Rio, o candidato e ex-governador Anthony Garotinho foi condenado em segunda instância, por formação de quadrilha, pelo TRF-2, o que o deixa, em tese, inelegível por causa da Lei da Ficha Limpa. Mas, como o impedimento da candidatura não ocorre de forma automática, o caso deve ainda render nas esferas jurídicas.

Em meio a rumores sobre nova greve de caminhoneiros, que foi descartada ao longo da semana, o governo publicou a tabela com preço mínimo do frete rodoviário de cargas com reajuste por causa do diesel.

Em agosto, o IPCA registrou deflação de 0,09%, de acordo com divulgação do IBGE. Em 12 meses, o índice acumula 2,8%.

Em julho, a produção industrial do país recuou 0,2%, de acordo com o IBGE. O número, embora negativo, foi melhor do que o esperado. Em 2018, a indústria acumula alta de 2,5%.

No exterior, ainda é bem tenso o cenário de negociações comerciais envolvendo, sobretudo, EUA e China, com o fantasma do protecionismo afetando países desenvolvidos e emergentes.

No mundo corporativo, destaque para a Amazon, que atingiu US$ 1 trilhão em valor de mercado, feito inédito conseguido pela Apple semanas atrás.

No fechamento de quarta-feira, a cotação do dólar (que havia subido na segunda-feira e na terça-feira), caiu 0,26%, para R$ 4,144. O Ibovespa, por sua vez, avançou 0,51%, aos 75.092 pontos.

Obrigada, bom feriadão e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 6/9, às 9h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *