E a taxa continua baixa…

Compartilhe o post:

É a primeira vez que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne após as Eleições 2018. No entanto, a decisão já era esperada: manutenção da Taxa Selic em 6,5% ao ano.  

Esse é o nível mais baixo que a taxa de juros alcançou desde que o Copom passou a divulgá-la para fins de política monetária, em  março de 1999. Através da política monetária, o governo influencia o nível de produção e emprego, além de controlar a variação dos preços. O modelo da política monetária brasileira é o chamado Meta de Inflação, e o principal instrumento utilizado é a taxa de juros. Neste modelo, a taxa básica da economia é fixada e tem como objetivo cumprir a meta para a inflação no ano.

O que significa uma taxa baixa?
A remuneração das aplicações conservadoras são atreladas de alguma forma a esta taxa. Assim, o rendimento desses produtos, como  títulos do Tesouro, CDBs e fundos de renda fixa ou DI, se torna menos atraente.

Na Poupança, com a atual regra de remuneração, os depósitos são corrigidos a 70% da Selic + TR. O rendimento dos últimos meses da Poupança foi de 3,715% ao mês. Apenas os depósitos realizados antes de maio de 2012 continuam a ser corrigidos a 6,17% ao ano + TR.

O que fazer para aumentar os retornos das aplicações?
Será preciso diversificar e incluir produtos mais complexos, como fundos multimercado, ações e COEs à sua carteira de investimentos. Neste caso, é necessário estender o horizonte de investimento, também. Para o curto prazo, as aplicações conservadoras continuam sendo as mais adequadas.

Conheça as opções de investimentos disponíveis na Órama!

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *