Petrobras, Caixa, BB e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 19 a 23 de novembro

Os nomes que vão integrar o novo governo continuam a movimentar o noticiário. Na equipe econômica de Paulo Guedes, esta semana foi a vez de indicações para Petrobras, com Roberto Castello Branco; Caixa Econômica Federal, com Pedro Guimarães; e Banco do Brasil, com Rubem Novaes.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, também confirmou o deputado Luiz Mandetta no Ministério da Saúde. Para a Educação, anunciou Ricardo Vélez Rodríguez. Gustavo Bebianno ficará na Secretaria-Geral da Presidência.

O governo do presidente Michel Temer reduziu a projeção de crescimento da economia brasileira para 1,4% este ano. A previsão anterior era de 1,6%.

E o Banco Central mudou novamente este ano regras para os depósitos compulsórios. A medida tem impacto esperado na queda dos juros e no estímulo ao crédito, a fim de movimentar a economia.

No mercado de trabalho formal, houve geração de 57,7 mil vagas em outubro, de acordo com dados do Caged, do Ministério do Trabalho. O número é menor que o do mesmo mês de 2017. Este ano, somam 790 mil as vagas com carteira assinada criadas no país (admissões menos demissões).

Lá fora, o radar da tensão econômica ainda se movimenta ao redor da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Esta semana, houve acusações mútuas de desrespeito às regras comerciais durante um evento na OMC.

Um dos destaques internacionais foi a prisão do executivo brasileiro Carlos Ghosn, em escândalo envolvendo a Nissan.

Com feriadão no Brasil e Ação de Graças nos Estados Unidos, houve redução no volume de negócios da semana. No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou positivo em 0,24%, aos 87.477 pontos. Já o dólar subiu 0,42%, cotado a R$ 3,80.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 23/11, às 9h

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *