Como comprar ações pela Internet

Compartilhe o post:

Cada investidor tem seu perfil e objetivos, mas, no fim, todos querem a mesma coisa: uma boa rentabilidade. Como já se sabe, a Bolsa de Valores é o investimento que possibilita grandes retornos. Afinal, foi investindo em ações  que o bilionário Warren Buffett fez sua fortuna

Para começar a investir na Bolsa, é preciso entender alguns conceitos básicos desse universo. Por isso, a Órama montou um passo a passo para você entrar nesse mundo.

Escolher a corretora/homebroker

Corretoras

As corretoras são instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central e pela CVM para intermediar a negociação de valores mobiliários. É por meio delas que você tem acesso à Bovespa para comprar e vender as ações. Além disso, as corretoras também oferecem:

  •         recomendação de oportunidades de investimentos;
  •         estruturação de emissão de ações;
  •         administração de carteiras;
  •         gestão de fundos e clubes de investimentos;
  •         intermediação de operações de câmbio e ouro;
  •         custódia de títulos e valores mobiliários.

É uma decisão importante escolher a corretora que vai intermediar seus negócios. Certifique-se de que a mesma seja sólida e tenha tradição como administradora de recursos. É importante que ela tenha um bom histórico e ofereça serviço de alto padrão e qualidade, além de atender suas necessidades.

Como abrir conta

Para abrir uma conta, o investidor precisa entrar no site e procurar o botão “abra sua conta’’, ou algo semelhante.

Feito isso,  basta preencher um cadastro e fazer o upload de alguns documentos como : RG, CPF ou CNH e comprovante de residência. O investidor deverá juntar toda a papelada e anexar eletronicamente ao processo de cadastro (podendo ser por PDF ou imagem).

Algumas corretoras ainda pedem para que esses documentos sejam enviados pelos Correios, apesar de ser mais raro. Na Órama, por exemplo, o cadastro é totalmente eletrônico, ou seja, todo o processo pode ser realizado pelo computador, smartphone ou tablet. O cadastro costuma ser gratuito sem precisar depositar um valor mínimo para realizá-lo.

Com o cadastro concluído, é necessário informar uma conta corrente em seu nome, que servirá como referência para o envio e resgate do dinheiro que irá movimentar na corretora.

Está pronto para comprar ações? Agora é preciso transferir o valor em dinheiro que deseja começar a investir.

Home Broker

O Home Broker é um sistema de comunicação criado para agilizar e baratear as operações tanto para os investidores, quanto para as corretoras.

Por esse sistema, as ordens de compra e venda são transmitidas pela Internet diretamente para a B3. Esse sistema, oferecido pelas corretoras, viabilizou a entrada no mercado dos pequenos investidores. Diante da gama de preços, ferramentas e pacotes oferecidos, a escolha do home broker é uma decisão difícil. Por isso, é importante fazer uma pesquisa criteriosa.  

Custos para operar

São três taxas: a taxa de corretagem, taxa de custódia e taxas da Bolsa de Valores.

 

  • Taxa de corretagem

É cobrada pelas corretoras para que o investidor efetue as transações. Cada corretora tem um política quanto à cobrança das operações.

  • Taxa de custódia

É a taxa cobrada pela manutenção dos ativos. É uma espécie de “guarda” das ações. Os preços variam de acordo com a política da corretora e, algumas vezes, ela nem é cobrada do investidor.

  • Taxas da Bolsa de Valores

As taxas de liquidação e negociação (emolumentos), são cobrados pela B3 (BM&FBovespa) através de uma taxa fixa, variando para cada tipo de operação. O investidor pode acessar todos os custos no site da Bovespa.

Escolher as ações

Antes de selecionar as empresas que deseja investir, é importante pesquisar sobre elas e conhecer um pouco mais sobre seus resultados passados, nível de endividamento e potencial de crescimento. Essas informações não são garantias de lucros, mas a análise serve como um indicador da saúde financeira da empresa.

Em último caso, se você não sabe quais ações comprar, poderá seguir as recomendações da corretora.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

7 Comentários

    1. Olá, Ivan! Tudo bem? Você pode criar sua conta de forma 100% digital e gratuita. Só precisa seguir o passo a passo do link abaixo:

      https://minhaconta.orama.com.br/novo-cadastro/

      Aí é só preencher suas informações para iniciar o cadastro e, quando ele estiver aprovado, vai ser possível fazer transações do banco para uma conta com sua titularidade.

      Feito isso, já pode começar a investir. Estamos te esperando!

    1. Oi Marcos, como vai? Pra vender ações, seja day trade ou não, o procedimento é o mesmo. É só ir no Home Broker e lançar uma ordem de venda, ou ligar pra mesa de operações e lançar a ordem de venda. Qualquer dúvida, também pode entrar em contato com o nosso atendimento: https://www.orama.com.br/atendimento
      Bons investimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *