Boletim Focus: o que é e qual sua importância para os investimentos?

Compartilhe o post:

Segunda-feira é dia de recomeçar a semana “útil”, de trabalho ou de estudo. Segunda-feira também é dia de mercado financeiro, de economia e de noticiário mais puxado, depois do merecido descanso no fim de semana.

Pois bem, sendo assim, segunda-feira também é dia de Boletim Focus, do Banco Central (BC).

Mas, afinal, o que é o Boletim Focus? E por que esse relatório semanal é tão importante para os investimentos?

O que é o Boletim Focus?

O Boletim Focus é um relatório compilado pelo BC que, de forma transparente e sistemática, divulga projeções de profissionais que trabalham em bancos, corretoras, demais instituições financeiras e outros participantes do mercado e da sociedade.

Esses profissionais preenchem, semanalmente, uma pesquisa do BC, atualizando suas projeções para indicadores como crescimento (PIB), inflação (vários índices), taxa de câmbio, dívida pública, balança comercial e Taxa Selic (taxa básica de juros da economia). Eles calculam essas projeções para suas próprias análises e compartilham através do Focus.

Com a compilação dos dados, o Boletim Focus reflete, então, a média das previsões de pessoas e instituições super especializadas em macroeconomia e mercado financeiro. Isso acaba sendo um balizador do mercado, e é informação relevante para a tomada de decisões, já que, em economia, as expectativas dos agentes são fundamentais para a concretização de políticas e para a formação dos indicadores.

O Focus conta com projeções de pouco mais de cem participantes, e há todo um método para a elaboração da pesquisa, que o Banco Central divulga gratuitamente em seu site (www.bcb.gov.br). Por exemplo, as instituições que mais acertam as projeções entram para o grupo conhecido como “Top 5”. Todos têm acesso à média das suas previsões, que fica em destaque no Focus.

Além do próprio Banco Central, que toma decisões levando em conta as expectativas coletadas no Focus, os demais agentes econômicos também se valem dessas informações para suas próprias estratégias empresariais, profissionais e/ou financeiras.  

Por que o Focus é importante para os investimentos?

Quanto mais aproximadas nossas projeções ficam da realidade, melhor. Trabalhar com dados “corretos” é fundamental para tomar decisões acertadas de investir, por exemplo.

Quem acompanha o Focus semanalmente tem uma importante fonte de informação a respeito da economia brasileira. Claro que esta não pode ser a única fonte. Leitura de jornal, conteúdo especializado e informações setoriais são outros tipos de fonte. Aliadas à nossa vivência de mercado, as informações são bastante úteis e nos ajudam a formar uma ideia dos rumos que a economia vai tomar. Dessa forma, a partir de interpretações, podemos traçar estratégias de investimento – sempre de acordo com nossos objetivos, perfil e faixa de renda.

Um pequeno exemplo: se, semana a semana, o Focus traz expectativas mais elevadas de inflação, significa que cresce a possibilidade de o BC elevar a Taxa Selic em algum momento (aumenta os juros para conter a alta inflacionária na economia). Então, essa possível alta da Selic pode ser determinante na hora de escolher um investimento em renda fixa.

A economia pode ser vista como um jogo de xadrez, com diversas possibilidades. O Focus ajuda a clarear as jogadas, facilitando nossos movimentos no tabuleiro. Xeque-mate!

Continue se informando sobre investimentos e economia no blog da Órama!

Estamos aqui para te ajudar a fazer o seu dinheiro render muito mais!

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *