Fundo BLP Criptoativos

Compartilhe o post:

Você já deve ter ouvido falar sobre Bitcoin, a criptomoeda que já completou dez anos. Talvez o que você não saiba é que hoje existem perto de 2.000 criptomoedas em circulação. O sucesso da primeira criptomoeda do mundo inspirou a criação de muitas concorrentes.

O que são criptomoedas

As criptomoedas são moedas digitais negociadas online e que não dependem de uma autoridade centralizadora para validar as compensações das transações. A criptografia é utilizada para controlar as transações, evitar a duplicidade e gerenciar a oferta.

As transações são validadas por uma rede descentralizada. A confirmação de uma transação é registrada em uma base de dados (tecnologia blockchain), com se fosse um sistema de contabilidade distribuído, e não pode mais ser deletada ou alterada. Essa dinâmica é uma revolução para o sistema econômico mundial e também para outras indústrias. Ajudará a reduzir a burocracia e aumentar a segurança.

A tecnologia blockchain, também conhecida como protocolo de confiança, é considerada a segunda fase da Internet, e o valor econômico estimado é dez vezes superior ao do seu precursor. Instituições brasileiras e bancos já desenvolvem sistemas com a nova tecnologia.

O fascinante do novo universo é que, por trás de cada cripto, há uma proposta para resolver problemas do mundo atual. As possibilidades para a utilização da nova tecnologia são ilimitadas, o meio de pagamento digital é apenas uma delas. Outros exemplos são registros de bens para garantias, gestão de identidade ou espaço de memória e capacidade de processamento.

Os mais céticos contestam que a criptoesfera é propícia às fraudes e uma zona franca para os impostores, vigaristas e até terroristas, porque são acobertados pelo anonimato. Os entusiastas rebatem afirmando que o diferencial do novo ambiente é justamente a eficiência do rastreamento e a irreversibilidade das transações. E que o sistema vigente, mesmo com todos os esforços e avanços, continua passível de manipulação, lavagem de dinheiro e outras malfeitorias.

Há muitas pesquisas e estudos sobre o tema. As discussões em curso abrem horizontes. Por ser um campo novo, o assunto ainda é muito polêmico e com incertezas jurídicas. Por esse motivo e por não termos ainda uma opinião formada sobre os criptoativos como forma de investimento, fomos procurar especialistas e chegamos até os sócios da BLP Asset.    

 

A BLP Asset

A BLP Asset foi fundada em 2010 por executivos que foram sócios do Banco Garantia/Credit Suisse e possuem mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro. A gestora é focada exclusivamente em Investimentos Alternativos. A atuação com criptoativos iniciou em 2017.

Glauco Cavalcanti, Axel Blikstad e Alexandre Vasarhelyi já operaram renda fixa, variável, moedas, opções, commodities nos mercados locais e internacionais. Agora, fazem a gestão do Genesis Block Fund, fundo constituído no exterior (Ilhas Cayman) no final de 2017, que investe em criptoativos na proporção de 80% nos dez maiores pelo critério de valor de mercado, e o restante em criptoativos de menor valor ou ICOs (Initial Currency Offer), com grande potencial de crescimento. Com essa diversificação, é possível acompanhar o crescimento desta nova classe de ativos.

Para dar acesso a esta nova classe de ativos de forma prática e segura, eles criaram o fundo BLP Cripoativos FIM, multimercado, sob as regras da Instrução CVM 555, que aloca 20% do patrimônio em criptoativos, aplicando no Genesis Block Fund. O restante é diversificado em títulos públicos, principalmente aqueles atrelados à Selic.

O rebalanceamento da carteira é realizado todo início de mês, para que seja mantida a alocação de 20% do patrimônio do fundo local investido no Genesis Block Fund

 

Futuro

Com o Uber, AirBnb, iFood e outros, estamos vivendo o início da economia compartilhada. O novo modelo de organização precisa de infraestrutura descentralizada para se desenvolver.

Se você entende que os criptoativos são uma oportunidade de investimentos, o BLP Cripoativos FIM é o primeiro fundo de investimentos no Brasil que aplica exclusivamente em criptomoedas e está disponível na plataforma da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares

5 Comentários

  1. É seguro investi em bitcoin pela orama? Esse mercado de criptomoedas é muito volátil e tem muitos golpistas da internet por aí. Desde já agradeço pela atenção.

  2. Tudo que quero é minha criptomoeda…uma criptomoeda barata HOJE ! na esperança dela se supervalorizar e eu resgatar/vender coisa parecida …pra eu poder ter o dinheiro no bolso (ou na minha conta bancária) do que investi.
    No entanto…por eu querer só a criptomoeda assim como muita gente… aparece diversas corretoras no caminho vendendo criptomoeda por 50 reais pra cima quando na verdade essa criptomoeda custa apenas uns 2 reais ou 5 reais. Isso desanima…

    1. Baixa o app da binance e compre suas criptomoedas. Não de seu dinheiro pra alguém comprar, faça você mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *