Reunião do Copom – a primeira de 2019

Compartilhe o post:

A decisão do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de manter a taxa de juros inalterada em 6,5% a.a. já era largamente esperada pelo mercado. O que parece algo novo é a ênfase mais “dovish” contida no comunicado divulgado após a reunião, na linha das recentes entrevistas de membros da diretoria do nosso BC.

Nas últimas semanas, simulei alguns cenários para o IPCA de 2019. Pelas minhas contas, o quadro permanece muito favorável, por conta ainda do elevado desemprego e da enorme capacidade ociosa, o que dificulta aumentos de preços, sobretudo nos serviços, que durante algum tempo foram os vilões, junto com alimentos.

Assim sendo, não descarto que tenhamos uma inflação acumulada no ano bem abaixo do centro da meta (4,25%), uma figura entre 3,25%-3,75%. Se minhas simulações se confirmarem na prática, haveria possibilidade do COPOM retomar a trajetória cadente da Selic, em 2020. Essa hipótese ganharia peso no caso da aprovação das reformas estruturantes prosperarem a contento, ao longo do ano.

Diante dessas considerações, estratégias que envolvam posições aplicadas em juros (prefixadas) podem ser interessantes, uma vez que elevações de juros só devem acontecer quando a economia voltar a ganhar empuxo, o que não está no radar de curto prazo.

Alexandre Espirito Santo

Oportunidades de investimento

ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO. AS INFORMAÇÕES PRESENTES NESTE MATERIAL SÃO BASEADAS EM SIMULAÇÕES E OS RESULTADOS REAIS PODERÃO SER SIGNIFICATIVAMENTE DIFERENTES. Recomendamos preencher/manter atualizado o seu Perfil de Investidor antes da realização de operações. Público alvo: investidores em geral. Classificação de risco do produto: conservador. Característica dos produtos: títulos de renda fixa prefixado e pós fixado. Para mais informações referentes aos títulos, acesse ao site: www.orama.com.br. Portal de educação financeira Anbima: www.comoinvestir.com.br.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *